A competição
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prémio? Correi de tal maneira que o alcanceis. (1 Coríntios 9.24)
Estamos praticamente no início de mais uma copa do mundo de futebol. Foram muitos jogos disputados em fases pré-eliminatórias. Somente os que conseguiram passar pelas muitas fases estão agora reunidos para disputar a fase final do campeonato mundial de futebol. Foi preciso muita dedicação, esforço e principalmente a capacidade de vencer as dificuldades para que tivessem condições de chegar até esse momento.
Os atletas se esforçaram ao máximo para que pudessem ser os escolhidos. Tiveram que lutar contra lesões, contra o desgaste do seu físico para depois de muita luta ser um dos escolhidos para defender a selecção do seu país.
Pensando nesta realidade e olhando para as nossas vidas, creio que há muitas lições que podemos aprender neste pequeno, mas profundo versículo da Palavra de Deus.
Na competição da vida devemos estar bem preparados. Não podemos descuidar do nosso preparo psico-emocional. Não podemos descuidar do nosso físico. Estar bem preparado significa estar bem equilibrado. Não somos pessoas disformes. Somos uma unidade e como tal, devemos estar equilibrados.
Precisamos conhecer bem as regras da competição. Não podemos entrar numa disputa sem conhecer as normas que foram estabelecidas. Não podemos sair quebrando as regras e viver como se tudo fosse válido. Não, isso não é justo. Precisamos conhecer as regras e se desejamos participar do desafio que nos é lançado, devemos nos submeter às regras que nos são impostas.
Outro aspecto importante é que precisamos ter consciência de que há uma meta a ser atingida. Não estamos correndo sem objectivos. Temos um objectivo traçado, sabemos onde desejamos chegar. Sabemos como chegar, sendo assim, não podemos dispersar. Precisamos manter em mente o nosso objectivo e caminhar para ele. Devemos nos esforçar para alcançá-lo.
É preciso entender que numa competição só haverá um vencedor. Nem todos ganham. Por isso, devemos nos esforçar para que o prémio seja nosso. Contudo, é preciso ser honesto e justo. Precisamos trabalhar com dedicação para atingir esse objectivo, mas se não for possível alcançá-lo, mesmo enfrentando a tristeza de não ter ganho o prémio que estava reservado para o vencedor, não desistamos. Há uma nova oportunidade de começar novamente e conseguir novas vitórias.
Na vida passamos por várias provas. Somos desafiados diariamente a novas competições. Sendo assim, que possamos nos esforçar em cada uma delas, mas sendo honestos e esforçando-nos para que possamos triunfar.
Vamos orar:
Pai querido, a vida é um desafio. Somos confrontados com várias decisões diariamente. Temos que fazer escolhas. Precisamos optar e muitas vezes fazemos opções erradas. Sendo assim, queremos suplicar que nos ajude a tomar a decisão certa.
Ajuda-nos a seguir as regras e manter firme o nosso objectivo de chegar ao fim da nossa competição. Que possamos nesta caminhada manter firme o nosso testemunho e que nos esforcemos para que sejamos dignos do prémio que nos espera.
Ajuda-nos a continuar em frente é o que pedimos em nome de Jesus.
Amém
Autor: Marcos Amazonas dos Santos