A lição do Pescador
Certa vez, quando a multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores haviam descido deles, e estavam lavando as redes. Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca. Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. (Lucas 5.1-5)
Todos nós já ouvimos histórias de pescadores. Algumas são engraçadas, outras tristes. Mas quem pesca sempre tem algo para contar aos amigos. Particularmente não é uma coisa que goste de fazer. Uma das poucas vezes que pesquei, foi para ficar chateado com o meu sogro que não me deixou dormir uma noite inteira e me fez sair de madrugada de casa apenas com um litro de café e me fez passar o dia inteiro a tentar pescar. Prometi que aquela seria a minha última pescaria com meu sogro.
O texto de hoje fala de pescadores. Homens que trabalhavam duro para poder sustentar suas famílias. Homens que não entregavam os pontos por causa de uma noite sem peixes. Tinha a certeza que ao final de um novo dia havia uma outra noite que iria trazer a esperança consigo. Contudo, quando olho para este texto aprendo lições fundamentais para minha vida. Lições que o meu sogro me ensinou na prática, mesmo eu tendo ficado tão chateado e não querer voltar a pescar.
A primeira lição que aprendemos com o texto é que precisamos limpar o nosso material de trabalho. Não podemos ficar contaminados. Transpondo para as nossas profissões devemos nos manter correctos, sem nos deixar seduzir pelas propostas que nos são feitas. Mantermo-nos puro sem dar graxa (numa linguagem bem brasileira, sem puxar o saco de ninguém), para poder conseguir alcançar determinado cargo. Limpos de acusações e de tentar passar por cima de tudo e todos. Não podemos ficar quietos, é preciso cada dia parar e fazer uma reflexão e uma limpeza nas nossas vidas para podermos voltar à activa. Melhor que uma secretária bem arrumada é uma consciência tranquila. Mente limpa, sem tentativas de passar por cima de ninguém, sem querer derrubar o outro. Mente limpa, tranquila e sossegada que não usa de fofoca.
A segunda lição é a da persistência. Uma noite inteira atirando a rede sem resultados. Persistem e insistem na sua jornada. Não dão meia volta e regressam. Não desistem. Qual seria a nossa atitude numa situação como essa? Devemos aprender a lição da persistência. Manter firme o nosso objectivo e não desistir porque as coisas não estão acontecendo como nós planejamos.
A terceira lição que aprendemos é a paciência. O texto diz que eles haviam passado à noite toda tentando pescar, mas não haviam conseguido puxar um peixe sequer. Eles ficam ali, sem perder a calma atirando a rede uma e outra vez e nada. Regressam tristes e ainda precisam lavar as redes, pois a única coisa que trouxeram foi lixo. Se essa situação acontecesse em nosso trabalho, em nossa vida ficaríamos desesperados. Perderíamos a compostura. Mas os pescadores sabem esperar. Eles sabem ser pacientes.
A terceira lição que aprendemos é a da esperança. Não podemos desamparar. É interessante, pois eles estavam limpando as redes para deixar tudo preparado para um novo dia de pescaria. Sendo assim, o que hoje não deu certo, o que não aconteceu, pode ser uma realidade amanhã, mas é necessário manter a esperança sempre viva.
Portanto, a lição que o pescador nos dá é a de que não podemos deixar de lançar a rede fazendo mais uma tentativa, pois esta pode ser a da grande surpresa.
Vamos orar:
Senhor, ajuda-nos a aprender com o pescador. Faz-nos capazes de continuar em frente, mesmo quando tudo parece não fazer sentido.
Que possamos fazer uma limpeza nas nossas vidas e não permitir que a sujeira atrapalhe a nossa caminhada.
Ajuda-nos a ser persistentes. Que possamos manter a calma e nunca deixemos de tentar mais uma vez, pois pode ser nessa nova tentativa que consigamos o milagre da pesca maravilhosa.
Esta é a nossa oração em nome de Jesus.
Amém
Autor: Marcos Amazonas dos Santos