I – Aprendendo a amar a teu marido
· Ouvi-lo. Quem ama pára para escutar o coração do outro. Ouve o que ele tem para dizer e o que ele quer de fato dizer. É ouvir o coração do outro.
Admirá-lo. Cuidado! Se você não fizer isso, o diabo colocará alguém que faça! É daí que vem as tentações para o homem.
Deus o criou com essa necessidade de ser admirado e colocou você na vida para supri-lo nesta área. Faça a sua parte. Ame-o = Admire-o.
Incentivá-lo a crescer em tudo. Auxiliadora é sustentadora. A que dá suporte, incentivo. É mais fácil cobrar do que incentivar.
Entender suas necessidades sexuais. Deus colocou você para supri-lo nesta área. Deus fez o homem diferente da mulher, cabe a você entender esta diferença no que se refere a necessidade que o homem tem de uma regularidade na vida sexual.
Paulo recomenda não ficar um longo período sem a atividade sexual no casamento, e diz que é para não ser tentado. Ainda acrescenta que ficar um longo período sem a relação sexual no casamento é incontinência, ou seja, despreparo. (I Co 7:5)
Compreender e respeitar suas fraquezas sem ressaltá-las. Seu marido não é o Super-homem. Ele tem falhas e defeitos. Mas o amor que Deus colocou no seu coração por ele é maior do que estes defeitos!
II – Aprendendo a se comunicar
·O que falar (peneire o que você vai falar)
Como falar (a maneira, o tom de voz. Procure imaginar ele falando com você da mesma maneira que você irá falar com ele)
Quando falar. O melhor momento é quando você não está faltando em nada. Evite horários e locais impróprios. Contenha seus impulsos ao falar.
III – Aprendendo a perdoar
Ef 4:32
Cl 3:13
Mt 18:22 Até quando devemos perdoar?
Mt 11:25 Para não interromper orações, e para ser perdoada por Deus
Mt 5:23,24 Se alguém faz algo contra você
Lc 17:4
Sl 103:8-14
Is 44:22
Mq 7:19
Rm 3:25; 8:1
Ef 1:7
Cl 2:13,14
Lc 15:11-32
IV – Aprendendo a ser atraente para o marido
Beleza interna
Vida com Deus.
Você precisa ser uma mulher de relacionamento profundo com Deus, mas sem sinais de religiosidade.
As vezes, grande parte do conflito nesta área entre o casal, não é porque a mulher tem uma forte dedicação a Deus, mas sim, um forte envolvimento com os programas da Igreja, deixando de lado o marido.
Esta situação piora quando a mulher se torna religiosa, se enchendo de trejeitos e costumes igrejeiros que levam o marido ter aversão à Igreja.
Tendo uma boa auto-imagem.
É gostoso estar perto de uma pessoa realizada. Quando uma pessoa tem uma auto-imagem sadia, ela muda o ambiente. Note que uma pessoa com defeitos nessa área tende a carregar o ambiente com amargura, rancor e mal humor. Cá entre nós: Quem agüenta ficar muito tempo ao lado de uma pessoa mal humorada?
Bom humor
O ânimo sereno é a vida do corpo – Pv 14:30
Sabedoria e inteligência
A sabedoria do homem faz reluzir o seu rosto Ec 8:1
Suas palavras influenciam muito o conceito que as outras pessoas têm a teu respeito. Imagine então a influência que isto (sua sabedoria demonstrada por suas palavras) terá sobre teu marido?
Beleza externa
Glorificai a Deus no vosso corpo – I Co 6:19,20 , I Co 9:22
Não confunda beleza com sensualidade.
Você pode (e deve!) ser fisicamente atraente para o seu marido, mas deve manter isto dentro da privacidade do casal. Sexo não é ruim e nem é pecado, desde que fique dentro da aliança do casamento.
Se tornando interessante para o marido
·Converse com seu marido
Pergunte o que ele gosta e o que não gosta
Prepare-se mentalmente para curtir teu marido (pense nele). Você passa o dia inteiro pensando em problemas do trabalho, da casa, dos filhos, dos parentes, etc.. Quando chega no final do dia, certamente sua mente não estará interessada em teu marido. Entende agora porque muitas vezes você não sente atração ou prazer por ele?
Limpeza.
O asseio pessoal é muito importante numa relação conjugal. Você cuida bem de seu corpo?
Roupa íntima (converse com seu marido). Procure descobrir o que o agrada e que você também se sinta confortável.
Esteja disponível a teu marido. A mulher gosta de planejamento mas o homem é muito guiado por impulso. Aceite rapidamente a gastar tempo com seu esposo: convites para sair, para jantar. Nunca diga não e nem deixe para depois.
Seja descontraída e agradável a ele. O bom humor, e o tipo de assunto que você fala com ele (sem ficar falando de problemas na hora errada), torna você mais agradável.
Admire seu marido: sua aparência (diga que ele é bonito, ressalte o que você gosta nele), seus gestos, atitudes.
Seja ousada (audaciosa). Talvez você precise tomar a iniciativa algumas vezes.
Pr. Anésio Rodrigues de Souza
Magda de Angelo L.Rodrigues de Souza