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TEXTOS BASE: Ef. 5:25-33; Cl 3:19; I Pe 3:1,7; I Cor 11:3; I Tim 3:5; 5:8

* ALGUMAS PIADAS DOLOROSAMENTE OUVIDAS COM FREQUÊNCIA

.. Ele se gaba de ser o chefe de casa, mas ele também mente sobre outras coisas
.. A última grande decisão que ele tomou foi se devia lavar ou secar os pratos.
.. Ele só abre a boca para pedir o avental ou a vassoura

Essas colocações retratam uma posição do homem em relação à sua família que fere os princípios estabelecidos por Deus e que tem um conteúdo diabólico uma vez que tentam colocar o homem abaixo da posição estabelecida.
Vejamos então como Deus estabeleceu a posição do homem na família :
Como já vimos no primeiro estudo Deus criou o homem em primeiro lugar e depois lhe deu uma companheira.
Deus estabeleceu uma posição de liderança do homem para com sua esposa, conforme Gn 3:16, porém essa liderança deve ser exercida e será respeitada se ela estiver dentro de uma diretriz, em conformidade com aquilo que Deus estabeleceu, conforme veremos a seguir:

1) – O homem é a (o) cabeça da mulher (I Cor 11:3)

.. Assim como Cristo é do homem
.. Assim como Deus é de Cristo

a) Cristo ser a (ou o) cabeça do homem implica em:

.. O homem deve ter um relacionamento íntimo com Deus (Gn 24:63)
Isaque tinha já antes de casar esse relacionamento
.. Significa saber que Deus tem o melhor para nossas vidas (Gn 24:16)
.. Significa que seus pensamentos/sua visão estão nas coisas do alto (olhando não para os problemas mas para aquele que pode resolvê-los). (Gn 25:21)

b) O homem ser a (o) cabeça da mulher implica em:

.. Relacionamento muito íntimo a ponto de entender suas necessidades, ter os mesmos sentimentos, participar das alegrias/tristezas etc.
.. Aqui estamos falando de sensibilidade, de saber que nossas esposas precisam de diálogo, precisam de segurança, precisam de alguém que esteja partilhando também das coisas do lar, de saber que existe a necessidade de tempo a sós, passear, elogios etc.
.. Saber exercer essa liderança de maneira que os seus não se percam (Jó 2:10)

2) O homem amar sua esposa como Cristo amou a Igreja implica em:

.. Amor sacrificial (Colocar experiência contrária de Isaque e Abraão – Gn 26:8: Gn 20:2) – Fp 2:7-8
.. Amar voluntáriamente e não retributivamente (Jo 3:16)
.. Estar atento as suas necessidades físicas, emocionais, espirituais (Jo 10:10)
.. Dar tudo de si para a santificar, purificar (Ef. 5:26)
– Base para isso – a Palavra

— Como resultado (consequência) vai apresentar para si mesmo uma esposa virtuosa (Ef 5:25; Pv 31:10-29)
.. Valoriza-lá da mesma forma que Deus nos valoriza
– Deus teve satisfação ao ver que a criação do homem tinha sido muito boa (Gn 1:31)
— da mesma forma devemos ter satisfação naquilo que nossas esposas nos fazem
– Deus tem pensamentos bons a nosso respeito (Jer 29:11)
– Nós somos a menina dos olhos de Deus ( Zc 32:8; Deu 32:10)
– Deus quer estar em intimidade conosco (Mt 6:6)

.. Ser fiel até o fim (Mt 26:39) 3) Amar como a si mesmo (vs. 29) implica em: .. Alimentar (material e espiritualmente) como o Senhor a igreja .. (Cuidar como o Senhor da igreja 4) O homem não deve se irritar contra sua esposa (Col. 3:19) .. (Ef 4:31) .. (I Cor 13:5 5).
O homem deve saber governar seu lar (I Tim 3:5; 5:8: I Pe 3:7) Aqui essa governança implica em saber educar filhos, viver a vida comum do lar, dar (e ser comprometido com elas) as prioridades (casa antes do trabalho, esposa antes dos filhos, esposa antes de si mesmo, pessoas antes de coisas, etc), estar atento as necessidades tanto materias quanto espirituais (pois o homem é o sacerdote no seu lar – Jó 1:6), saber como administrar aquilo que Deus tem posto em sua mão (área financeira), promover a paz no seu lar, etc.

CONCLUSÃO: No relacionamento familiar a lei da semeadura mais do que nunca é aplicada pois para que o marido efetivamente seja acatado e respeitado como o llíder do seu lar não basta sómente utilizar um versículo da Bíblia onde está determinado que o homem dominará a mulher, mas fundamentalmente numa atitude para com a esposa/família totalmente dentro daquilo que a Palavra de Deus nos fala Não seguir esse padrão provoca desequilíbrio, instabilidade na família e mais ainda as oraçêes são impedidas (I Pe 3:7)

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