Alegria
Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. (Fp 4.4)
A alegria parece ser uma coisa passageira. Sempre que estamos muito alegres acontece algo súbito que nos deixa tristes. É comum passarmos por este tipo de situação. Contudo, o texto fala de uma alegria constante. Mostra um regozijo que se renova.
Encontramos no texto uma ordem. Regozijai-vos sempre. Permaneçam alegres. Contudo essa alegria não é passageira e não depende das situações. É a alegria de pertencer ao Senhor.
Alegrar-se no Senhor é compreender que Ele é a fonte de todas as bênçãos. É reconhecer que a vida procede dele. Não são as circunstâncias que comandam à nossa vida. Não nos movemos por causa das emoções. Esse regozijo é por reconhecer quem é o Senhor.
Por que devemos nos regozijar no Senhor?
Devemos nos alegrar no Senhor porque Ele é o Deus criador de todas as coisas.
Devemos nos alegrar no Senhor porque Ele perdoa os nossos erros e nos concede uma nova oportunidade.
Devemos nos alegrar no Senhor porque Ele pagou o preço pelas nossas vidas.
Devemos nos alegrar no Senhor porque Ele nos concedeu uma chance de sermos seus servos.
O Senhor é a fonte da vida. Só em estar vivo deve ser motivo de regozijo. Ter a oportunidade de expressar comunhão com os outros é motivo de alegria. Contudo, o mais importante é ter um coração agradecido porque o Senhor se aproxima de nós. Ele quer ter comunhão connosco. Essa deve ser a nossa razão de viver. Estar em comunhão com o Senhor. Desfrutar da sua paz. Se vivermos assim, com certeza viveremos sempre em alegria.
Vamos orar:
Senhor Jesus, na vida passamos por muitas experiências. A tristeza é uma realidade. Também desfrutamos de momentos de alegria, mas não queremos viver de emoções. O nosso pedido é para que Tu nos conceda a Tua alegria. Alegria constante. A alegria da salvação. A certeza de que sempre estaremos contigo haja o que houver.
Dá-nos a consciência de que dependemos de Ti. Que nada nos acontece sem tua permissão. Ajuda-nos a compreender que o teu amor nos basta.
Pai ajuda-nos a mostrar a tua alegria independente das situações. Ajuda-nos a ser pessoas que reflectem o teu amor e a tua graça mesmo diante das adversidades da vida.
Que seja feito assim para honra e glória de Jesus.
Amem!
Autor: Marcos Amazonas dos Santos