ESPANHA
Aliança Evangélica lamenta culto confessional em memória das vitimas
MADRI, Março 25, 2004 (alc). A Aliança Evangélica Espanhola (AEE) expressou seu mal-estar porque o funeral oficial em memória das vítimas do atentado terrorista do dia 11 deste mês foi celebrado, na terça-feira, em templo católico e segundo ritual dessa confissão.
Assistiram ao funeral representantes do Estado e personalidades de todo o mundo. Nos atentados morreu pelo menos um crente evangélico brasileiro e outros ficaram feridos.
Declaração assinada pelo secretário geral da AEE, Jaume Llenas Marín, esclarece: “Quis deixar passar o funeral do Estado em memória das vítimas para não interferir nem turvar o que era mais importante: a recordação e reconhecimento daqueles que morreram num atentado em que as vítimas podiam ter sido qualquer um de nós, que vivemos na Espanha. Mas uma vez que esse ato foi celebrado entendo que é meu dever denunciar”.
Na Europa, argumentou, jamais ocorreu que, após uma catástrofe dessas, tenha sido realizado um culto de cunho confessional em memória das vítimas de todas as crenças, incluídos agnósticos e ateus.
“A confissionalidade, recordamos, está tanto no lugar eleito como no rito realizado. Isto supõe um evidente monopólio e imposição por parte da Igreja Católica espanhola às demais confissões e formas de crença”, assinala.
Para Marín, “um ato de Estado deve carecer de vinculação a uma determinada confissão ou crença religiosa. Nesse sentido, entendo que o ato deveria ter ocorrido num lugar civil, e sem cerimônia religiosa de uma confissão determinada; porém com a participação de representantes das confissões que tivessem vítimas que professavam a sua fé”, agrega.
“O tratamento dado a esse funeral de Estados supõe ferir a confessionalidade do Estado espanhol”, insistiu.
Marín lamenta que uma cerimônia que deveria estar centrada em reconhecer aqueles que sofreram ou estão mortos se converta “num gesto de pouca sensibilidade para os sentimentos de muitos deles”, conclui a declaração.
A AEE é a entidade ecumênica protestante mais antiga da Espanha, com 127 anos de existência, e membro da Aliança Evangélica Européia. Ela é uma das fundadoras da Federação de Entidades Religiosas Evangélicas da Espanha (FEREDE), representante legal perante o Estado.
Comente esse artigo
————————
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicaçao (ALC)
Apartado 14-225 Lima 14 Perú
Tel. (51 1) 462-0189 Telefax (51 1) 463 2496
Serviço de notícias em português : edelbehs@alcnoticias.org
Visite nosso sitio web: http://www.alcnoticias.org/portugues
Autor: SERVÍCIO DE NOTÍCIAS ALC (director@alcnoticias.org)