Amigo
O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão. (Provérbios 17.17)
A amizade é uma caminhada traçada nas adversidades da vida. O verdadeiro amigo não é aquele que diz tudo o que queremos ouvir. Antes de mais nada, o verdadeiro amigo diz aquilo que não gostamos de ouvir, mas precisamos ouvir.
Roberto Carlos escreveu uma canção para o seu amigo Erasmo. A letra diz o seguinte: “Você meu amigo de fé, meu irmão camarada. Amigo de tantos caminhos e de tantas jornadas. Cabeça de homem, mas o coração de menino. Aquele que está ao meu lado em qualquer caminhada. Não preciso nem dizer, tudo isso que eu te digo, mas é muito bom saber que eu tenho um grande amigo.” Será que há pessoas que dizem sobre nós. Será que podemos cantar deste modo sobre um amigo?
O texto de hoje fala da verdadeira amizade. Mostra que devemos amar o amigo em todo o tempo. Nas alegrias e tristezas. Principalmente nas tristezas, pois é na tristeza que saberemos que é realmente amigo.
Nos momentos bons e de alegria todos estão por perto. Enquanto a vida está sorrindo e tudo vai bem, não encontramos pessoas que nos virem às costas. Contudo quando surgem as adversidades, quando a situação fica complicada é que saberemos com quem contar. Como diz uma pessoa: “Só sabemos quem é amigo na hora de dividir a pedra de sal”. A maior manifestação de amizade se dá nas dificuldades. É nesse momento que surge o irmão.
Não tenha medo e não fique chateado quando um amigo discordar de si. Não fique ofendido por ele não aceitar uma decisão sua. Continue amando-o. Mostre que gratidão por ter uma pessoa que diverge de si e que procura através do diálogo ajudá-lo nos caminhos e decisões da vida.
Posso contar nos dedos aqueles que sei que posso contar nas adversidades. Sei os que estão dispostos a partilhar as alegrias e tristezas comigo. Creio que eles sabem que eu estou disposto a fazer o mesmo. Porém, reconheço que essa caminhada é muitas vezes difícil, pois divergimos. Ficamos magoados e magoamos, porém aprendemos a nos perdoar e em todo tempo amar o outro. Aprendemos a nos respeitar. Sendo assim, sem medo, ao amigo ama em todo tempo para que na tua angústia nasça o irmão.
Vamos orar:
Senhor ajuda-nos a ser amigos presentes. Amigos que amam apesar de e não por causa de. Que tenhamos a coragem de estar presente nas tristezas. Que possamos amar e perdoar quando surgirem os desentendimentos.
Pai, que estejamos presentes quando todos estiverem ausentes. Que possamos ser o amigo mais chegado que o irmão.
Essa é a nossa petição em nome de Jesus.
Amém
Autor: Marcos Amazonas dos Santos