bet365亚洲官网 bet365官网

Amor à primeira vista

Ora, Isaque tinha vindo do caminho de Beer-Laai-Rói; pois habitava na terra do Negebe. Saíra Isaque ao campo à tarde, para meditar; e levantando os olhos, viu, e eis que vinham camelos. Rebeca também levantou os olhos e, vendo a Isaque, saltou do camelo e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? respondeu o servo: É meu senhor. Então ela tomou o véu e se cobriu. Depois o servo contou a Isaque tudo o que fizera. Isaque, pois, trouxe Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe; tomou-a e ela lhe foi por mulher; e ele a amou. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe. (Génesis 24.62-67)
Ainda hoje vemos mulheres utilizando o véu para encobrir o seu rosto. Mas creio que a canção de Marcos Viana é muito feliz quando diz que por amor a gente tira o véu. É verdade. Quando se ama, não colocamos véu, não nos mascaramos, pelo contrário, deixamos cair as máscaras e o véu que impede que vivamos o amor na intensidade.
O nosso texto de hoje fala do encontro de Isaque com sua esposa Rebeca.
O texto é interessante, mostra-nos um homem que busca a presença de Deus. Um homem que investe tempo em oração. Quando está regressando do campo, do seu momento devocional, talvez até quem sabe tivesse pedido pelo regresso de Elieser com sua futura esposa. A resposta é imediata. Ele vê a caravana e se aproxima. Rebeca pergunta quem é aquele homem que vem ao encontro deles. Quando sabe põe o véu para esperar pelo seu futuro marido. Quando os dois se olham é amor à primeira vista.
Olhando para este texto encontro as seguintes lições.
Para viver um grande amor é necessário sair ao encontro dele. Não podemos ficar quietos esperando que ele caia à nossa frente. É necessário olhar com atenção e perceber aquele olhar mais profundo que mexe com o nosso íntimo. É preciso sair na busca do amor, mas com cuidado e na hora exacta. Não podemos viver de aventuras.
Para viver um grande amor é preciso respeito. Quando Rebeca sabe que é o seu futuro marido que vem a caminho, põe o véu. Isso representa respeito. Para viver um grande amor é preciso respeitar o outro. Devemos entender que todo relacionamento para ser bem sucedido deve se fundamentar no respeito mútuo. Este casal inicia sua relação com respeito.
Outra lição que vejo neste texto é que quando encontramos um grande amor, ele dissipa a tristeza das nossas vidas. Isaque estava triste pela perda da sua mãe. Rebeca triste pela separação dos seus familiares. Mas eles se encontram e juntam-se e ao celebrarem sua união, manda a tristeza embora. Na tenda que foi de Sara ele amou-a. Ali ela deixou cair o véu, eles se entreolharam e se entregaram ao amor. Foi na tenda que assumiram o compromisso de entrega um para com o outro. Foi ali que o véu caiu, mostrando toda a beleza da mulher que estava escondida por trás dele.
Quem vive um grande amor está disposto a promover consolo ao cônjuge. O texto diz que ao amar Rebeca e receber o seu amor foi consolado pela morte da sua mãe. Quem ama, não vai querer que ver o seu amor triste e angustiado. Vai promover consolo. Que possamos amar assim.
Vamos orar:
Senhor dá-nos a oportunidade de vivermos um amor assim. Dá-nos a capacidade para enfrentar os problemas e respeitarmo-nos mutuamente, consolando-nos e mostrando o quanto nos amamos.
Esta é a nossa oração em nome de Jesus.
Amém.

Autor: Marcos Amazonas dos Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *