Antes de produzir frutos
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. (João 15.1-2)
Quem já teve a oportunidade de ver um cacho de uva na videira fica encantado. A forma como eles ficam distribuídos e organizados é algo extraordinário. Contudo, para que os cachos possam ficar assim, é preciso muito trabalho. Antes das uvas brotarem há que preparar tudo. Assim também é na nossa vida.
Creio que este texto de Jesus surgiu na época da poda. As uvas já haviam sido colhidas e espremidas. O vinho já havia sido feito. Depois de algum tempo, era necessário preparar as videiras para que elas tivessem condições para produzir no ano seguinte. É verdade, antes de produzir os frutos, são necessárias algumas atitudes.
A videira necessita ser podada. Jesus utiliza duas características. Uma é que os ramos que não produzem são cortados e deitados fora. A outra é a dos ramos que produzem, mas devem ser limpos, cortados em um ponto certo para que o galho tenha força e seiva para produzir bons cachos de uva. A poda é um processo doloroso. São tirados pedaços da videira. Na nossa vida acontece o mesmo. Antes de produzirmos o fruto, devemos ser podados, mas a poda dói.
Outro aspecto interessante é que depois da poda feita. Os galhos devem ser armados. Serão distribuídos de forma equilibrada para que os cachos não forcem os ramos e os destruam. São distribuídos para que a produção seja proveitosa. Os galhos têm condições de suportar todos os cachos que nascem. Isso nos ensina que não podemos viver desordenadamente. Devemos buscar armar nossas vidas. Eu sei o quanto isso é difícil. Mas devemos procurar nos ordenar e viver equilibradamente para produzirmos bom fruto.
Depois desse processo, há a cura. Uma fase tão importante quanto as outras. É a aplicação dos medicamentos para que os bichos não destruam a videira. Estes devem ser aplicados na medida certa para não darem cabo de tudo. Mais uma vez entra a questão do equilíbrio. Nós devemos ser curados. Precisamos permitir que o remédio faça efeito em nossas vidas e tire o que não presta de nós. A melhor coisa que existe é a medicina preventiva.
Depois destes passos feitos e contando com um bom clima, podemos ter a certeza de que veremos belos cachos de uva. Saberemos que teremos uma boa produção de vinho. Veremos o resultado do nosso trabalho.
Da mesma forma, as nossas vidas só poderão produzir frutos se permitirmos ser podados, armados e curados. Sem o sofrimento, não há bons frutos.
Vamos orar:
Senhor que possamos nos encontrar enxertados na verdadeira videira. Que possamos estar produzindo bons frutos para honra e glória do teu nome.
Que possamos aceitar o teu processo preparatório de tratamento para que venhamos na época certa florescer e produzir bons frutos. Frusto que permanecem e fazem a diferença.
Este é o nosso desejo em nome de Jesus.
Amém
Autor: Marcos Amazonas dos Santos