bet365亚洲官网 bet365官网

E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. (2 Reis 4.9)

Vinícius de Moraes e Tom Jobim, ficavam sentados num bar em Ipanema à espera que uma jovem, muito bonita passasse. Ela fazia o seu percurso natural. Para esta jovem eles escreveram a canção Garota de Ipanema. Eles viram as virtudes naturais da menina que passava a caminho do mar. Eles observavam-na.

O nosso texto fala sobre isto. Uma mulher com seu marido, observavam um homem que passava por eles. Porque estavam observando este homem concluíram que ele era um santo homem de Deus. Não sei o que Eliseu fez para ser reconhecido como tal por essas pessoas. Contudo, devemos meditar nas lições que este texto nos apresenta.

A primeira lição aqui é que como Eliseu, nós também estamos sendo observados pelas pessoas. Pode ser que elas não esteja num bar, ou mesmo parados na porta de suas casas, mas o facto é que somos observados. Utilizando uma linguagem actual, estamos ser vigiados. As pessoas estão vendo as nossas atitudes. Estão avaliando-nos pelo que estamos a fazer ou deixamos de fazer. Não há como fugir dessa realidade, nós somos observados.

A segunda lição é menos explícita, mas é fundamental para nós. Mesmo sendo observados não podemos deixar de fazer a nossa caminhada. Eliseu passava, por ali e o casal o observava. É preciso ter consciência de que não podemos nos esconder. Não podemos ficar fechados sem que ninguém nos veja. A vida é para ser vivida. Contudo, enquanto vivemos a nossa vida, outros estão a observar-nos. Devemos continuar a nossa caminhada. É fundamental prosseguir realizando tudo o que temos pela frente, mas é na realização destas coisas que somos avaliados e julgados.

A terceira lição é como as pessoas irão nos definir. Eliseu foi chamado homem de Deus, e nós seremos chamados de que? Precisamos ter consciência de que nossas atitudes determinarão a forma como somos visto pelas pessoas. Sendo assim, se pretendemos ser conhecidos por cristãos e pessoas autênticas devemos demonstrar isso em nosso viver.

Cada um de nós está na estrada da vida. Vai passando pelas pessoas e deixando uma impressão e uma definição. Entretanto, quando olho para este texto, vejo que a impressão que Eliseu deixou foi a de ser um homem de Deus. Qual a impressão que nós estamos a deixar nos outros?

Que possam dizer de mim e de ti que somos homens e mulheres de Deus!

Vamos orar:

Senhor Deus, estamos a suplicar-te que nos ajude na caminhada da vida. Temos consciência de que somos observados. Estamos ser avaliados, mas o resultado desta avaliação é determinado pelas nossas atitudes. Sendo assim, suplicamos que nos ajude a dar um bom exemplo.

Que possamos ser conhecidos como servos de Deus. Que digam que somos cristãos sérios e comprometidos com o evangelho da graça de Deus. Que possamos dar bom testemunho a toas as pessoas que nos observam.

Ajuda-nos Senhor a ser um bom exemplo e que nos vejam como teus servos.

Esta é a nossa oração em nome de Jesus. Amém.

Autor: Pr. Marcos Amazonas dos Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *