Consciência de onde estamos
Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos: Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos (Filipenses 1.1)
As coisas simples são as que mais demoramos a entender. A maior dificuldade que temos é a de explicar onde estamos na nossa fé. Onde devemos vivê-la e como vivê-la. É comum encontrarmos pessoas que vivem uma religiosidade escapista. Estão fora do mundo. Outros vivem uma religiosidade engajada com todos os movimentos. Como nós estamos? Onde nos encontramos?
O pequeno texto que temos para o nosso devocional é elucidativo. Há uma profundidade muito grande neste pequeno texto. Sem perder o sentido do devocional, que espero que seja breve, vejamos o que nos diz esse texto.
O texto diz que devemos viver a vida cristã como servos de Deus. Alguém que está ligado a outrem pelos laços do amor. Alguém que serve a outro (Jesus) com total abandono da sua própria vida. Devemos viver uma vida com total ligação a Deus de modo que só a morte pode interrompê-la aqui neste mundo. Isso mostra fidelidade total do servo. É assim que devemos viver.
Devemos viver a vida cristã em santidade de vida. Nos separamos para Deus. Temos um objectivo de adorar a Deus e viver para glorificá-lo em nossas vidas. Nosso propósito e razão de ser é o de estar em comunhão plena com o Senhor.
Aprendemos também que devemos estar em Cristo. Não é em uma denominação. Não é em determinada igreja. É em Cristo. A pequena partícula “em” dá a ideia de “dentro de”. Estamos ligados a Jesus. Fomos enxertados nele. Estamos em Cristo e vivemos para Cristo. Vivemos em comunhão com o Senhor e para fazer a sua vontade.
Outro aspecto é que estamos em um determinado lugar geográfico. A nossa fé deve ser vivida em uma determinada localidade. Eu estou em Oliveira do Hospital e em Cristo. Minha fé deve ser manifestada aqui. É aqui que devo ser santo. É aqui que devo ser servo de Deus.
É em Oliveira que devo juntamente com os meus irmãos demonstrar a minha fé. É esta consciência que precisamos ter. Estamos em Cristo e em um determinado espaço geográfico para vivermos como servos de Deus e em santidade de vida.
Vamos orar:
Senhor Deus, nós estamos aqui na tua presença para te suplicar que nos conscientizes do lugar onde devemos estar. Capacita-nos, Senhor, para que possamos estar em Cristo e neste em Cristo estar, possamos viver uma vida de santidade e serviço a Ti.
Ajuda-nos para que o nosso testemunho no local onde nos encontramos seja em amor. Que nossas atitudes mostrem que estamos em Cristo. Que nossos actos falem da santidade de vida que temos e do nosso serviço a ti, Senhor.
Que não sejamos escapistas. Que não vivamos num activismo religioso, mas que possamos estar em Cristo, em qualquer lugar que Ele nos permita, para mostrar a nossa santidade.
Que seja assim e se faça, para honra e glória de Jesus.
Amém
Autor: Marcos Amazonas dos Santos