Contentamento

Contentamento

Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Filipenses 4.11-13)
A nossa sociedade é insatisfeita. Nunca está realizada com o que tem. Sempre deseja algo mais e quer comprar mais alguma coisa. Infelizmente, o ser humano tenta construir sua felicidade com as coisas. Isso será impossível, pois coisas novas surgem diariamente e há o apelo para que estas sejam consumidas. É um mal cíclico.
Nossa sociedade de consumo vive o vazio existencial. Procura a paz e a satisfação em valores efémeros. Contudo, o texto do nosso devocional nos fala de contentamento constante. Fala que nós podemos ter paz na vida. Não é ser um conformista e muito menos um derrotista, mas é ser uma pessoa que sabe passar pelas dificuldades da vida.
O nosso texto fala sobre a alegria de viver. Diz que devemos aprender a valorizar as situações. Eis a nossa primeira lição, devemos aprender a regozijarmo-nos nas situações da vida. Sei que isso parece estranho, mas é verdade. Nós podemos sempre descobrir um raio de luz no fim do túnel. Sempre há esperança que a situação mude. Não é o fim do mundo.
É interessante que Paulo diz que sabe ter abundância como passar necessidade. Sabe desfrutar das coisas boas como encarar as menos boas. É a capacidade de entender que a vida não é feita só de alegria. Há espinhos pelo caminho e eles machucam. Como disse um amigo, a vida não é feita só de poesia, há momentos de prosa. Porém, é necessário que aprendamos a passar por eles. Essas experiências nos capacitam, nos preparam para podermos ajudar pessoas que venham a ter que passar por problemas similares aos nossos. Digamos que estas situações são o nosso doutoramento na escola da vida.
O mais importante, essa capacidade de suportar as situações e ver que elas nos trazem algo de bom, não vem de nós próprios. Essa capacidade de atravessar esse pântano vem do Senhor. Que declaração fantástica: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Faça a vida a careta que fizer, eu não temo, pois posso ultrapassá-la porque o Senhor me fortalece. É confiança na actuação de Deus. É a certeza de que Deus está presente no meio da tempestade e que Ele conduzir-nos-á a um lugar seguro. É poder dizer, eu estou feliz, não com a situação, mas pelo que Deus irá fazer através dessa situação.
Contentamento é o que as pessoas buscam, mas o verdadeiro contentamento não está na carreira profissional. Não se encontra num casamento estável, pois até nos melhores casamentos há problemas. O verdadeiro contentamento encontra-se na dependência e confiança em Deus.
Vamos orar:
Senhor Jesus, há momentos complicados. É muito fácil dizer que podemos tudo em ti. O difícil é vivermos essa realidade. É fácil pensar que contigo conseguiremos tudo de bom e não passaremos por dificuldades, mas elas existem e chegam até nós. Por isso, ajuda-nos a depender de Ti e a confiar na Tua actuação, pois se tu permitiste determinada situação em nossa vida ou se nós provocamos determinada situação, dá-nos a capacidade para aprender com ela e prepara-nos para poder ajudar outros que tenham que enfrentar problemas semelhantes.
Paizinho querido dá-nos a tua alegria. Que possamos em Ti e através de Ti dizer que estamos preparados para enfrentar a vida.
Nós pedimos isso em nome de Jesus.

Autor: Marcos Amazonas dos Santos

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados