Cultos vão ser usados na busca de votos

Lula terá eventos com pastores esta semana

Nelson Breve
Enviado Especial

SÃO PAULO – Terminada a fase de consolidação das alianças do segundo turno, o comando da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva se debruça sobre a estratégia para manter a liderança nos últimos 15 dias da disputa. Uma prioridade é não permitir que Lula seja posto no papel de responsável pela instabilidade financeira, que os partidários de José Serra (PSDB) tentam lhe impingir.
Na semana que vem, Lula deve participar também de um ou dois eventos com pastores evangélicos que recomendarão aos fiéis que votem nele. Os eventos estão sendo organizados por petistas evangélicos, pelo ex-governador Anthony Garotinho (PSB) e pelo deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ), da Igreja Universal do Reino de Deus, que coordena a bancada evangélica no Congresso. Lula quer consolidar o apoio dos evangélicos até o sábado da próxima semana, pois o domingo seguinte é o último dia de culto antes das eleições – e, portanto, a derradeira oportunidade para a orientação do voto pelos pastores.

Ontem, Lula foi visitar a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (PFL), que passou por uma cirurgia em São Paulo. Na saída, cobrou providências do governo para controlar o câmbio.

– Até 31 de dezembro, Fernando Henrique e sua equipe econômica precisam tratar com carinho da moeda. Não podem permitir que o dólar continue assustando. O governo precisa tomar providências, não pode ficar brincando de fazer terrorismo. A economia é frágil, o Brasil tem potencial, mas não se pode brincar com coisa séria.

Lula reafirmou os compromissos de ajuste fiscal, estabilidade monetária e garantia dos contratos, assumidos em junho pelo PT na Carta ao Povo Brasileiro. Disse que a instabilidade só será revertida se o próximo governo negociar melhor, recuperar a capacidade produtiva e proporcionar o crescimento da economia.

Ontem ele passou o dia ontem em reuniões no comitê de campanha e gravou para os programas eleitorais que serão exibidos a partir de segunda-feira. As gravações serão prioridade nos próximos dias. Hoje, Lula faz uma confraternização com seus companheiros de partido eleitos ou que ainda disputam o segundo turno nos Estados. Dirigentes e parlamentares dos partidos que estão apoiado o candidato do PT no segundo turno também foram convidados. A presença aguardada com mais ansiedade pelo publicitário Duda Mendonça, que vai dirigir as gravações, é a do casal Ciro Gomes e Patrícia Pilar.

Terça-feira, Lula retoma as viagens. Provavelmente visita as capitais de três Estados do Nordeste – Bahia, onde teve uma das maiores votações, Sergipe, onde o senador José Eduardo Dutra (PT) disputa o segundo turno, e Pernambuco, onde corre o risco de perder eleitores para Serra, devido ao apoio do governador reeleito Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao tucano.

O comando do PT quer reforçar a campanha no Nordeste, estabelecendo um contraste com Serra, marcado por adversários como um político que prejudica a região.

Os três maiores colégios eleitorais – São Paulo, Minas Gerais e Rio – serão também prioridade, assim como o Rio Grande do Sul. Com base nos mapas de votação, os coordenadores acreditam no potencial de expansão dos votos nesses Estados.

LEIA MAIS:
http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/brasil/2002/10/11/jorbra20021011008.html

Autor: breve@jb.com.br

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados