Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber. (Actos 20.35)
Uma das experiências mais marcantes da minha vida foi o período em que vivi na REMAR. Ali naquele centro de recuperação aprendi muito, mas a grande lição e exemplo veio de Miguel Diez, o fundador destes centros que não mediu e não mede esforços para ajudar a salvar vidas. Miguel e sua família deram-se completamente para salvar outras vidas.
O texto de hoje é muito interessante. Fala sobre o que Paulo fez para ajudar os enfermos e conclui com uma declaração de Jesus que diz: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber. Por que dar é melhor do que receber?
A primeira coisa a ser dita é que só dar quem tem para dar. É óbvio, mas quem dar é porque tem para dar e não está em necessidade. Quando damos é porque o nosso trabalho resultou e obtivemos as coisas pelas quais trabalhamos.
Outro aspecto é que só dar que não tem falta. Pode até não sobejar, mas há em quantidade que dá para partilhar. É reconhecer que há pessoas que estão em condições piores que as nossas e necessitam de ajuda.
Isto nos conduz a outro aspecto interessante, quem dá aprendeu a lição da solidariedade. Sabe o quanto é ruim ter a falta de algo na sua vida. Por entender este aspecto, solidariza-se com o seu próximo para que este não tenha falta das coisas.
Há um outro aspecto interessante no texto. Afirma que os que recebem estão impossibilitados de produzir. São pessoas enfermas. Creio que o maior desafio que existe para nós na questão da doação é com a nossa amizade, presença, com demonstração desinteressada de carinho e afecto.
Há pessoas que têm tudo, mas estão vazias, necessitam ser cheias de amor. Pessoas que não sabem o que é solidariedade.
Um outro aspecto que nos leva a dar é que estamos seguindo o exemplo que nos foi deixado pelo próprio Senhor Jesus. Foi Ele quem fez esta afirmação. Foi Ele quem entregou a sua própria vida para que cada um de nós possa ter paz com Deus. Por isso, quando eu dou, não coisas, mas a minha vida em benefício dos outros eu apenas sigo o exemplo que vou deixado pelo meu Mestre e Senhor.
No cristianismo dar é melhor que receber. Quem dá, já recebeu do Senhor Jesus e por isso, segue o exemplo do seu Senhor.
Vamos orar:
Pai santo, numa sociedade egoísta, que deseja tudo para si. Num mundo onde ninguém quer abrir mão, nós te suplicamos que nos ajudes a compreender a tua mensagem e o teu exemplo. Que possamos entregar as nossas vidas. Que possamos nos dar completamente para que os outros sejam cheios, não de nós, mas daquele a quem nós lhes entregamos, Jesus o Cristo.
Esta é a nossa oração em nome de Jesus. Amém.
Autor: Pr. Marcos Amazonas dos Santos