Dividindo a carga
Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gálatas 6.2)
Uma das coisas mais gratificantes que existe na vida é justamente a de poder dividir a carga dos outros. É poder fazer o fardo pesado de alguém se tornar mais leve. Contudo, essa atitude é extremamente complicada e difícil, pois estamos muito preocupados com a nossa própria vida para parar e pensar na vida dos outros.
Infelizmente nossos problemas são sempre os maiores e mais difíceis. Nossa dor é sempre mais profunda e mais aguda. Quando algo nos acontece perguntamos porque isso nos acontecesse se somos tão bons. Não merecemos passar por dificuldades.
Lembro de uma pessoa que estava com sua esposa doente. Ela sofria de cancro. Havia uma pessoa que falava com essa pessoa todos os dias, procurando mostrar amizade e dividindo o fardo pesado. Um dia o casal viajou para sua terra natal. Mesmo assim, o amigo continuou a telefonar. Fazia chamadas interurbanas. Um dia teve a coragem de perguntar como estava a questão financeira do casal. O outro disse: “Já que você tocou no assunto. O dinheiro acabou. O que nós tínhamos foi todo e já não tenho coragem de pedir que me adiantem mais. Já me pagaram as passagens. Adiantaram-me às férias e o vencimento do mês. Contudo, hoje tive de pagar um exame e foi o resto do dinheiro.” O amigo que fez a pergunta não prometeu nada, mas disse que ia ver o que conseguiria fazer. Falou com outras pessoas. Falou com a sua igreja e na segunda-feira estava fazendo um depósito para o casal.
A dor do casal foi a sua dor. Ele foi interceder não por ele, mas para o casal. A senhora faleceu. O marido regressou para a cidade onde viviam. Ali os amigos se encontraram. Fortaleceu-se a amizade. Como diz o livro de Provérbios: “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.” (Pv 17.17).
Não é fácil levar a carga dos outros. Mas quando a levamos, demonstramos em nossas vidas o amor de Deus às pessoas e compreendemos o amor que Ele teve por nós. Essa atitude faz com que valorizemos o outro do mesmo modo como nos valorizamos. Faz com que tenhamos um visão clara para avaliar as situações afim de que possamos entender que muitas vezes aquilo que achamos ser um fardo pesado não passa de um pequeno pacote em relação ao que os outros estão sentindo.
Realmente é muito difícil assumir a carga dos outros. Queremos que assumam à nossa, pois parece sempre ser mais pesada. Contudo, é algo que dá muita alegria ver que uma atitude de coragem faz com que pessoas cansadas tenham um novo ânimo e coragem de continuar em frente, tudo porque houve alguém que aceitou dividir a carga. Que tal esse alguém ser você?
Vamos orar:
Senhor nosso Deus, queremos em primeiro lugar pedir perdão porque na maioria das vezes queremos que os ouros levem as nossas cargas, mas não queremos levar a carga de ninguém. Temos que pedir perdão por nosso egoísmo e presunção de pensar que a nossa dor é maior do que a dos outros.
Dá-nos Senhor coragem para reconhecer os nossos erros. Ajuda-nos a ter coragem de assumir a carga dos que estão em situações mais difíceis. Que possamos mostrar que temos o teu amor, não com palavras mas com atitudes de entrega incondicional aos que estão à nossa volta.
Que seja assim para glória de Jesus.
Amém
Autor: Marcos Amazonas dos Santos