Eclesiastes 2:1 – Disse eu a mim mesmo: Ora vem, eu te provarei com a alegria…
Ninguém melhor que Salomão pôde provar a vaidade das posses, pois ninguém possuía tantas riquezas; reunia ele, em suas mãos grande poder; podia ele permitir-se todo o prazer que desejava, todavia não ficou satisfeito. Com seu pai, o fiel Davi, aprendeu como ser verdadeiramente feliz, e depois de procurar totalmente em outra parte, conforme v.10 – “E tudo quanto desejaram os meus olhos não lho neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; pois o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e isso foi o meu proveito de todo o meu trabalho”, voltou aos caminhos de Deus, conforme v. 13 e 14 – “Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas. 14 – Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; contudo percebi que a mesma coisa lhes sucede a ambos.”
Amados, se há algo de que o ser humano se gaba, é de que sabe das coisas. Já encontrei pessoas simples ao extremo alegando aos quatro cantos da terra de que sabem fazer muito bem o que fazem, e o mesmo tem acontecido com muitas pessoas de um grau mais elevado.
Nosso personagem, Salomão, foi considerado o homem mais sábio que já existiu na face da terra e quando ele morreu, Deus disse que não nunca houve nem depois haverá home mais sábio que ele.
Os cientistas e sábios de século XXI estão “ainda” tentando encontrar a razão de nossa existência, como surgiu a terra e o universo, de onde veio o homem, etc. Eles são pessoas céticas, isto é, não crêem na existência de Deus e principalmente que Ele é o início de tudo, a razão de nossa existência e que o homem foi criado por Ele. Não crêem que a Bíblia é inspirada por Deus, portanto, não há qualquer condições de eles submeterm suas pesquisas à luz da Palavra de Deus. Gastam tempo, raciocínio, dinheiro, passam a vida toda atrás de descobertas já descobertas e morrem não conseguindo admitir que tudo já está descoberto e que nada há de novidade debaixo dos céus.
Costumo dizer que meu filho de 5 anos tem muitas respostas sobre a existência da humanidade, coisas aprendidas à luz da Palavra de Deus. Quando ele começar seus estudos fundamentais (1ª – 4ª série) já terá condições de discernir a verdade da mentira que Charles Darwin fez-nos engolir por muitos anos. As crianças cristãs de hoje são mais espertas que as crianças cristãs de minha época. Já vão à escola sabendo do que vão ensinar e são ensinadas a rejeitar esses ensinos. Mas estou ensinando meu filho a diferenciar as coisas: não deixar esses ensinamentos influenciarem a fé, mas são necessários para que ele seja aprovado na escola, falando em provas e testes escolares. Ele já saberá diferenciar as coisas.
Que todas as palavras escritas na Bíblia sejam aquilo que te ensinarão que caminho seguir e ser feliz nessa caminhada difícil, mas certamente que é gratificante.
Deus o abençoe ricamente.
Autor: Pr. Norberto Carlos Marquardt