Fogo de palha
Cercaram-me como abelhas, mas apagaram-se como fogo de espinhos; pois em nome do Senhor as exterminei. (Salmo 118.12)
As notícias que nos chegavam pela televisão eram assustadoras. Jovens palestinianos estavam cercados na igreja da natividade em Belém. Posso imaginar a aflição que eles estavam. Quando olhamos para o texto, ele fala de um enxame de abelhas. Há barulho por todos os lados. O fogo de espinhos e palhas é estrondoso, mas do mesmo modo que começa se esvai.
O texto mostra a fúria com que acontecem os problemas. Eles surgem como enxames, são perturbadores e barulhentos. Nos deixam assustados e angustiados. Diante de uma situação assim, olhamos para todos os lados e ficamos paralisados, pois nos sentimos cercados. Pensamos que não há escapatória possível. Desfalecemos, pois nos deixamos levar pelas circunstâncias. Contudo, devemos pensar no que diz o texto. Olhar para a realidade de que o Senhor está connosco e não nos desampara. A nossa vitória acontece em nome do Senhor.
Outro aspecto importante é que este fogo do mesmo modo que começa repentinamente, assim também ele acaba. Faz muito barulho, mas depressa se esvai. Talvez para nós o problema possa parecer durar uma eternidade, mas o facto é que ele passa muito rápido. Devemos permanecer firmes no Senhor. Precisamos confiar na actuação do Senhor que nos liberta.
É impossível vivermos sem problemas. Não há ser humano que viva sem dificuldades. Todos vivem seus dilemas e tentam de uma forma ou de outra vencê-los. Contudo o texto nos diz que a vitória acontece em nome do Senhor. Não há uma verdadeira vitória se não for pelo Senhor Deus.
Por mais cercado que pareça que estamos, por mais barulho que as abelhas e o estalar dos espinhos estejam fazendo no fogo. Não desespere. Não pense que está perdido. Essa angústia assustadora que surgiu sem ser convidada e inesperadamente irá desaparecer. Da mesma maneira que veio desaparecerá. Mantenha firme a sua confiança do no Senhor e não desespere.
Reconheço que é difícil manter a calma no meio do barulho e da angústia. Não é fácil encarar as dificuldades, mas uma coisa é certa o Senhor está connosco e nos dará o livramento. Confiemos pois no Senhor.
Vamos orar:
Senhor Deus, há problemas que nos deixam paralizados. Ficamos sem saber o que fazer. Estamos cercados e no meio do fogo. O barulho é ensurdecedor. Temos medo de ser consumidos por essa realidade. Ficamos sem forças porque olhamos mais para o problema do que para a solução do mesmo.
Ajuda-nos ó Pai, ajuda-nos a confiar em Ti e compreender que a solução não tardará. Dá-nos confiança para que em Teu nome possamos agir e ver a Tua vitória.
Que entendamos que os problemas são como o fogo de palha que se esvai muito rapidamente. Sendo assim, que possamos ficar firmes em nome de Jesus.
Amém
Autor: Marcos Amazonas dos Santos