Eclesiastes 1:9 – O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol.
Em todos esses anos de estudos sistemáticos da Palavra de Deus, nunca encontrei uma palavra sequer que se fizesse contrária àquilo que ela mesma descreve. Aprendi que a Bíblia é sua própria intérprete, isto é ela interpreta-se a si mesma.
Há pessoas que descrevem a Bíblia como mais um dos livros que devem se empoeirar na estante de livros. Há pessoas que usam a Bíblia para refutar a ela própria, isto é, para contradizer as suas próprias palavras. Há pessoas que mantém suas Bíblias sempre abertas no Salmo 91 como uma espécie de objeto da sorte, como que se daquelas páginas fluíssem boas coisas, como uma mágica. Já fui à casa de pessoas que as páginas onde esse salmo se encontra estão amareladas, empoeiradas e muitas vezes desbotadas não dando para ler qualquer coisa escrita ali. Há pessoas que não conseguem ler a Bíblia sem seus óculos, e quando o perdem, ficam sem lê-la até que o encontre.
Certa vez um pastor foi visitar uma senhora idosa, pediu que fosse buscar a sua Bíblia para que ela acompanhasse a leitura. Ela advertiu ao pastor de que ha meses não lê a Bíblia pois havia perdido os óculos. Mas o pastor insistiu para que ela ficasse com a Bíblia aberta no trecho selecionado. Ela concordou e foi busca-la. Quando o pastor pediu para ela abrir a Bíblia em qualquer página, para surpresa da bondosa idosa, encontrou seus óculos, estavam bem no meio da Bíblia, esquecida, empoeirada e NOVA EM FOLHA.
Porque estou falando de Bíblia, quando o assunto do versículo de Eclesiastes fala de “o que tem sido, isso é o que há de ser?”
Muitos em todos os tempos tentaram destruir a Bíblia e bani-la para que não chegasse aos nossos dias, mas ela é o livro mais antigo do mundo, é o livro mais editado do mundo, há traduções em quase todas as línguas do mundo e quase toda a população da terra sabe que ela existe. Ela é um ponto de referência para muita gente mesmo.
A Bíblia tem sido sempre o que é hoje, a Palavra de Deus! Podem negar sua inspiração divina, podem usa-la como esconderijo de óculos, como mais um livro na biblioteca empoeirada, mas ela sempre será a Palavra de Deus inspirada, onde encontramos a direção para nossas vidas e é através dela que Deus fala conosco.
Leia-a com vontade e gratidão no coração por ter o privilégio de ter uma Bíblia, pois muita gente quer muito ter uma, mas não pode.
No amor de Cristo!
Autor: Pr. Norberto Carlos Marquardt