bet365亚洲官网 bet365官网

Isso não é o suficiente

Então Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? e porque não comes? e por que está triste o teu coração? Não te sou eu melhor de que dez filhos? (1 Samuel 1.8)

Lembro de uma pessoa que tinha tudo na vida. Filho de uma família abastada, não se preocupava com nada. Para surpresa de muitos, foi preso por roubo de carros. Não necessitava fazer isto, pois tinhas os melhores carros. Contudo, quando foi questionado, disse que desejava a atenção dos seus pais.
Há momentos na vida que os presentes são o que menos contam. Há ocasiões em que a nossa necessidade é um abraço amigo. Um ombro onde possamos chorar e nada mais.
O nosso texto fala dessa realidade. Mostra que há situações que a única coisa que nos resta é chorar. Toda a tentativa de consolo cairá no vazio, pois não é o suficiente para aplacar a dor pela qual a pessoa está a atravessar.
Este texto me ensina que toda fartura do mundo não é garantia para uma vida sorridente. Creio que as perguntas que Elcana faz poderiam ser resumidas em apenas uma: “Porque estás angustiadas se tens tudo?”. Há momentos que as pessoas não conseguem ver o óbvio. Em determinadas situações, a tentativa de tirar o sofrimento de alguém acaba causando-lhe mais sofrimento. Essas perguntas soam como crítica. É como se Elcana dissesse: “És mesmo mal agradecida”. O ter tudo não é garantia de felicidade. Na vida teremos que enfrentar as dificuldades. Teremos que sentir o espinho penetrando em nossa carne.
Outro lição que aprendo aqui é que há momentos que as lágrimas são o maior grito de protesto que existe. As mulheres perceberam isto faz muito tempo. O choro consegue abalar as pessoas, faz com que os outros venham ao nosso encontro e tentem nos ajudar. Entretanto, em certos momentos só nos resta chorar. Precisamos lavar a alma, jogar fora toda a nossa dor. Fazer a mais profunda das orações através das nossas lágrimas, pois se elas são notadas pelos homens, muito mais por Deus.
Tenho certeza absoluta que muitas vezes as lágrimas são a maneira de dizer que já não suportamos mais uma determinada situação. É declarar a Deus que a dor é muito intensa e que espera sua intervenção.
Outra lição muito importante é que uma pessoa não substitui outra. Elcana diz que é melhor que dez filhos, mas não soluciona o problema de Ana que não tem um filho sequer. As pessoas que passam por nossas vidas são insubstituíveis. Elas marcaram momentos únicos que não voltaremos a vivê-los.
Não tente substituir outra pessoa. Seja você mesmo. Tenha a sua vida e viva-a com todo o entusiasmo, marque a vida dos outros, mas pela positiva. Saiba que ninguém irá substituí-lo. Sendo assim, desfrute da beleza de ser único e dê o melhor, mas nunca pense que isso é o suficiente e preenche todas as necessidades do outro.
Vamos orar:
Senhor, dá-nos a capacidade para entender a dor dos outros. Dá-nos compreensão para que possamos compreender que há momentos que tudo representa nada. Nossa presença não é o suficiente e as coisas não valem para solucionar a dor que se vive.
Ajuda-nos a entender que não somos substitutos dos outros. Não valemos mais que os outros. Cada um tem seu valor e nada poderá substituir esse alguém em nossa vida.
Que aprendamos a derramar nossas lágrimas na tua presença como a nossa mais sincera petição é a oração que fazemos em nome de Jesus.
Amém.

Autor: Marcos Amazonas dos Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *