Leia a Bíblia para entender Kardec!

Autor: Joaquim de Andrade Pr.

Toda a humanidade participa da esperança de vida além-túmulo; e em vista desta esperança, muitos se tornam propensos a aceitar qualquer teoria que proporcione uma visão do além-túmulo. Nós brasileiros somos dados ao sobrenatural, o oculto nos atrai, vamos atrás de qualquer superstição, simpatia, somos fascinados pelo misticismo. A propaganda na mídia é muito forte, e não devemos nos esquecer que somos a maior nação espírita do mundo.

As grandes questões da humanidade
Todos vivemos preocupados com as questões do além, observamos diariamente as interrogações mais profundas do gênero humano. Na verdade, os desequilíbrios que atormentam o mundo neste final de milênio se vinculam com aquele outro desequilíbrio mais fundamentalmente radicado no coração do homem. Muitos pensam encontrar tranqüilidade nas diversas explicações do mundo que lhe são propostas. Outros, porém, esperam encontrar uma verdadeira e plena libertação da humanidade somente pelo esforço humano. Estão persuadidos de que o futuro, a vinda de um novo milênio irá satisfazer todos os desejos de seu coração.

Em meio a grande revolução tecnológica do nosso século, incluindo as grandes invenções (telefone, automóvel, TV, rádio e pôr último o processo de clonagem) o homem continua com as grandes perguntas da vida, perguntas como: O que é o homem? Qual o significado da dor, do mal, da morte que apesar de tanto progresso conseguido, as pessoas continuam a morrer? O que acontece depois da morte?
A GRANDE REVELAÇÃO DO ALÉM

A especulação da limitada inteligência humana pouco poderá dizer a respeito daquilo que acontece depois da morte. Os que já passaram pela experiência da morte permanecem calados. Só mesmo se fato alguém viessse do além, poderia também dar-nos informações sobre a vida depois da morte. Todas nossas indagações podem ter uma resposta se nos voltarmos para um livro que ele nos deixou para que fossemos guiados pôr ele. O cristianismo tem uma resposta para os problemas do além..
Mas Deus não nos deixou desamparados e entregues unicamente à luz da nossa razão ou de nossa experiências pessoais. O Pai enviou seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crêr tenha a vida eterna.

O que é a morte?
A morte tem preocupado o pensamento de muitos durante séculos, quer em seus aspectos físicos, como a interrupção da vida no corpo e como devemos preparar-nos para ela, quer em seus aspectos espirituais, como a separação de Deus e como ela pode ser vencida.
Muitos tem medo da morte, pois a Bíblia ela é personificada como terror (Jó 18:14), e escravizador (Hb 2:15). Ela é o desnudamento do espírito (2 Co 5:3,4) e o distanciamento do corpo (2 Co 5:8). Ela só ocorre uma vez (Hb 9: 27) , e é inevitável (Jó 14:22).é universal (Gn 3:19), é o nosso fim (Sl 90). Esse fim não é definitivo (como pensa a ciência moderna), mas, antes, um fim e um começo: o fim desta vida atual e o início de um novo destino em que cada um escolhe o que semeou (2 Co 5:10; Gl 6:7).
Jesus proclama solenemente: “…Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? “.

E o problema do sofrimento?
Tenho certeza que esta pergunta já foi feita alguma vez pôr você: Se Deus é bom e Todo-Poderoso pôr que permite que sua criatura sofra? Deus não nos criou para vivermos sofrendo. Ele nos criou para que tivéssemos vida e vida em abundância, paz e uma paz diferente da promovida pela ONU ou qualquer outra instituição.
São várias as causas do sofrimento: 1 – Sofrimento como conseqüência do pecado; 2 – Sofrimento e a leis da natureza; 4 – Sofrimento para corrigir e educar; 5 – Sofrimento para livrar de tentações e males imprevistos; etc.
Jesus veio para sofrer no meu e no seu lugar para que nós não sofrêssemos eternamente. há quase dois mil anos atrás ele sofreu pelos nossos pecados (Is 53: 3-11) para nos dar a alegria da vida eterna ao lado de Deus.

Porque o espiritismo se expande tanto no Brasil?
Dezenas de fatores são apontados pelos eruditos como causa da grande aceitação e do acelerado crescimento das práticas espíritas em nosso país: “Você é um médium: precisa desenvolver sua mediunidade”; A saudade dos parentes falecidos; Uma fachada cristã; Uma religião mais cômoda; Curiosidade e a própria propaganda espírita. A doutrina da reencarnação tem atraído muitos para o espiritismo.

O que a Bíblia diz sobre a reencarnação?
A teoria da reencarnação ou da pluralidade das existências, chamada também “palingenesia”” , é certamente o ponto central de toda a doutrina espírita.
Depois da morte de Allan Kardec, em 1870, seu amigos fizeram gravar no seu túmulo o seguinte pensamento: “nascer, morrer, renascer de novo e progredir sem cessar: esta é a lei.
A palavra “reencarnação” etmologicamente significa: tornar a tomar corpo. Designa a ação do ser espiritual (espírito ou alma) que já animou um corpo no passado, foi posteriormente dele separado pela morte e agora torna a informar ou vivificar um corpo novo.
A Bíblia nega a reencarnação, afirmando que só há dois lugares depois da morte (Mt 7:13,14; Lc 16:19-31), irreversíveis. Jesus refutou a reencarnação (Jo 9:1-3). Depois da morte segue-se o juízo (Sl 78:39; Hb 9:27). Jesus falou da ressurreição do corpo (Jo 5:28,29).

E a possibilidade da comunicação de espíritos de mortos com vivos?
O próprio Allan Kardec reconheceu que é impossível a identificação dos espíritos que falam pelo médium dizendo que: “A identidade constitui uma das grandes dificuldades do espiritismo prático. É impossível, com freqüência esclarecê-la, especialmente quando são espíritos superiores antigos em relação a nossa época.”( O que é o Espiritismo, p. 318).
A Bíblia mostra como Deus abomina estas práticas. Deus proibiu estas comunicações pois ele sabia que esta relação não era com os entes falecidos e sim com espíritos caídos (demônios) veja Ex 22:18; Lv 19:31; Dt 18:11-13; Is 8:19.

O que devo fazer em meio tudo, qual é a saída?
Nesses dias de tristeza e angustia, muitos estão confusos. Tentam encontrar uma solução rápida para os seus problemas ou pesares. Sendo desatentos aos caminhos de Deus, Sua infinita graça, correm para homens em busca de auxilio. Ou, pior ainda, acende uma vela para deus e outra para o diabo. Em vez de se livrarem dos seus problemas, se acham mais envolvidos profundamente nas cadeias de Satanás nos “Orixás”; “pretos-velhos”; “anjos”; “duendes e guinomos”; “médiuns”; “parapsicólogos”; “santos”; “videntes”; “astrólogos”; etc.
Se você for ao espiritismo para tentar resolver seus problemas, cairá numa armadilha do diabo, e se tornará escravo dele. A Bíblia diz: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6:23)
Se buscar a Deus para ajudá-lo e segui-lo, Ele o libertará do seu problema. Não, Deus não lhe pagará um salário pôr confiar nEle; mas Ele tem um presente para lhe dar – esse presente é a vida eterna. (Rm 6:16; Tg 4:7; Is 26:3; Jo 14:6)

joaquimherege@uol.com.br

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados