Mantenha a calma
Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. (Filipenses 4.5)
A pior coisa que existe é uma pessoa estoirada. Gente que explode por tudo e por nada. Ninguém consegue conviver com alguém que vive gritando, que não mostra equilíbrio.
Todos nós conhecemos pessoas assim. Todos sabemos o quão difícil é conviver com essas pessoas. Gente de porcelana, que parte com qualquer coisa.
Da mesma forma que não nos sentimos bem com esse tipo de pessoas, os outros também não irão sentir-se bem connosco se formos assim também.
O nosso texto é bem interessante. Diz que a nossa moderação deve ser conhecida de todos os homens. Sendo assim, devemos pensar em como estamos agindo em relação às pessoas que nos cercam. Será que vivemos gritando? Será que não mostramos equilíbrio às pessoas?
O que quer dizer que a nossa moderação deve ser conhecida de todos os homens?
Podemos dizer que as pessoas devem ver em nossas atitudes o desejo de ficar equilibrado. Ficamos inabaláveis no meio das tentações, das soluções extremas, do exagero dos erros. Mostramos equilíbrio na vida.
Outro aspecto é que a nossa benignidade deve ser manifestada às outras pessoas. Isso significa que aprendemos abrir mão dos nossos direitos para beneficiar os outros. Demonstramos generosidade e bondade.
O que nos leva a tomar tais atitudes?
O Senhor que está perto de nós e cuidará de nós.
A grande questão que devemos fazer é a seguinte:
Como é que eu estou agindo em relação aos outros?
Ser equilibrado é algo difícil. Mostrar bondade numa sociedade violenta é um desfio muito grande, mas não é impossível. Nós podemos ter essas características nas nossas vidas. Não é algo impossível e distante de nós. Contudo, para que isso aconteça, devemos permitir que o Senhor que está perto tome o controlo das nossas vidas.
Queremos ser moderados? Permitamos que Jesus seja o Senhor das nossas vidas.
Vamos orar:
Querido Deus, como é difícil ser uma pessoa equilibrada. Como nos deixamos envolver pelos problemas ao ponto de pendermos para um dos lados. Somos pessoas que por mais que tentemos mostrar bondade, geralmente desejamos receber alguma coisa em troca. Também é verdade que nos irritamos com pouca coisa. Não temos demonstrado domínio próprio.
Ajuda-nos ó Senhor, para que possamos demonstrar aos demais a nossa moderação. Que possamos ser pessoas equilibradas, que são parte da solução do problema e não parte do problema. Ajuda-nos para que possamos ser pessoas de confiança, que não se deixam influenciar e se envolver nas confusões.
Ajuda-nos a não sermos pessoas de porcelana. Pessoas que por qualquer motivo se irritam e perdem a calma. Que possamos mostrar a tua bondade e o equilíbrio que vem de ti.
Guarda-nos Senhor e faz com que realmente possamos mostrar a todos os que nos cercam moderação para honra e glória do Teu Nome.
Amém.
Autor: Marcos Amazonas dos Santos