Eclesiastes 2:16 – Pois assim do sábio como do estulto, a memória não durará para sempre; pois, passados alguns dias, tudo cai no esquecimento. Ah! Morre o sábio e da mesma sorte o estulto!
Contra a morte não há remédio. Nem o mais alto grau de conhecimento pode impedir que a lâmpada do sábio se apague, levando ao túmulo a sua sabedoria acumulada (salvo aquilo que deixou por escrito para a posteridade); e assim, parece ter a mesma sorte do estulto. Se a sua sabedoria for verdadeira, poré, a sua sorte depois da morte será bem diversa da do estulto (Bíblia Vida Nova).
Há muita gente notável neste mundo que quando morrerem estarão levando seus legados ao túmulo sem deixar qualquer herança ou herdeiro. Há notáveis que fizeram muita coisa boa por nós e há notáveis que fizeram justamente o contrário. Cito, para exemplo de notável do bem, Thomas Edison que inventou a lâmpada e que é algo tão útil para nós hoje. Cito, para exemplo de legado do mal, Adolf Hitler, que fez história com suas chacinas e que ainda hoje há seguidores por aí.
A bíblia fala de herdeiros de um lugar inesquecível, o Reino de Deus. Está escrito em Tiago 5:5 – Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
Amados, só herdará o Reino de Deus aquele que o ama e crêem nele como Senhor e Salvador. Esse reino não se alcança pelas obras de justificação; não se alcança sendo uma pessoa boa, etc. Porque alcançamos o Reino dos céus, fazemos obras de caridade, somos pessoas boas sem querer nada em troca.
Que Deus lhe dê clareza com respeito à sua herança eterna, pois do contrário, não haverá herança.
Paz!
Autor: Pr. Norberto Carlos Marquardt