Não temas as tribulações
Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (Jo 16.33)
Ninguém gosta de passar por dificuldades. O desejo de cada um é viver uma vida alegre e feliz sem problemas. Contudo, a realidade é que os problemas existem. Nos assustam e muitas vezes nos deixam sem direcção.
Nossa sociedade vive numa correria incrível. Todos buscam sua realização profissional. O trabalho é a fonte principal. Enfrentam as dificuldades e tribulações que são apresentadas ali. Procuram resolvê-las, pois ali está o caminho que conduzirá a concretização dos seus sonhos. É a porta para o sucesso.
O problema é que nesta luta desenfreada pelo sucesso, esquecemos da família. Filhos ficam largados e jogados. Eles têm tudo materialmente falando, mas não têm os pais, não tem afecto. A vida conjugal é uma rede de intrigas. Os problemas são mascarados para que não sejam enfrentados. Há os casos em que o divórcio é o caminho mais fácil, pois não há o desejo de resolver os problemas e vencer as tribulações. O trabalho fala mais alto. Contudo, nenhum sucesso profissional vale um lar desfeito. A realização pessoal não é melhor que um filho viciado, abandonado. É verdade, fazemos tudo isso para que eles tenham uma vida melhor. Será que eles desejam essa vida? Será que não fazemos isto para dar aquilo que não tivemos?
O texto de hoje diz que podemos ter paz em Jesus. Ele mostra as dificuldades que teremos na vida. Não é escapismo. Há muita realidade no texto. Mas há também a garantia da vitória. É impressionante esse texto. Garantia de paz, sem fugir da realidade dos problemas. Perseverança na caminhada e a certeza da vitória. Não fuja diante dos problemas. Não pegue a via mais fácil. Não desista do seu casamento. Não abandone os seus filhos. Não tenha medo de enfrentar os problemas. Sempre existe uma solução.
O desafio é o de estar em Jesus. Tê-lo na sua vida como Senhor e Mestre. É olhar para os seus ensinamentos sem desanimar e caminhar seguro para a vitória.
Não desanime. Confie em Jesus. Receba a sua paz e mesmo enfrentando os problemas tenha discernimento para encontrar a solução pacificadora.
Vamos orar:
Senhor é muito difícil não desanimar diante dos muitos problemas que nos cercam. Mais difícil ainda é entender as prioridades. Por isso, estamos erguendo nossas vozes a Ti, para que tu Senhor nos oriente. Dá-nos a tua paz para que possamos enfrentar as adversidades da vida. Dá-nos a tua paz para que possamos entender que nosso relacionamento contigo deve estar em primeiro lugar.
Orienta-nos Senhor para que possamos valorizar nossas famílias com afecto e presença e não apenas com bens materiais. Que possamos entender que nenhum sucesso vale um lar destruído.
Capacita-nos Senhor a viver de modo digno. Ajuda-nos a compreender que podemos ter vitória sobre as muitas adversidades.
Senhor, nós te suplicamos enche-nos com a tua paz para que possamos manter o ânimo e enfrentar as adversidades de modo correcto.
Que seja assim e se faça assim em nome de Jesus.
Autor: Marcos Amazonas dos Santos