O escolhido
Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino. Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles; pois eu seu contigo para te livrar, diz o Senhor. Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares. (Jr 1.4-10)
Estamos perto de um campeonato mundial de futebol. Os jogadores esperam ser escolhidos pelos treinadores afim de participar da competição mais importante que existe. Contudo, para serem chamados, precisam além de estar em boa forma física, ser pessoas de confiança do treinador e ser conhecidos dele. É isso também o que nos fala o nosso texto.
Repara que aqui és escolhido para actuar como titular. Não estarás no banco de suplentes. És parte da equipa.
Vejamos o que nos diz o texto:
Deus nos conhece. Não somos estranho para Ele. E o mais fantástico é que Ele nos separou para Si e nos fez seus mensageiros. Já imaginaste. És um mensageiro de Deus!
É claro que isso assusta! É comum dizermos como Jeremias: Eu não sei falar, sou uma criança. Aqui é que está a chave do sucesso. Deus o nosso Treinador, nos orientar em tudo.
Devemos ir para onde Ele nos enviar. Nos realizaremos assim.
Devemos falar o que Ele nos disser. Ele vai nos orientar no que falar.
Não devemos ter medo, Ele está connosco. Ele nos livrará. Ele nos deu essa garantia.
O Senhor além de nos conhecer nos toca. Põe suas Palavras nos nossos lábios. Podemos ser instrumentos de Deus. Podemos fazer parte da melhor equipa que existe.
Ele nos concedeu uma missão. Fomos postos sobre as nações, reinos para arrancar, derribar, destruir e arruinar, mas fundamentalmente para edificar e plantar. Iremos jogar contra a equipa das trevas, mas já sabemos o que fazer. Contudo, devemos lembrar de construir e plantar para que novas pessoas nasça em Cristo Jesus!
Vamos orar por isto?
Deus te abençoe!
Autor: Marcos Amazonas dos Santos