Eclesiastes 3:19 – Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos brutos; uma e a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego; e o homem não tem vantagem sobre os brutos; porque tudo é vaidade.
“Aparentemente o mesmo, pois o seu corpo é de procedência idêntica, é terreno e volta à terra. Por isso mesmo, o homem deve deixar de ambicionar as cousas terrenas, igualmente perecíveis.” (Bíblia Vida Nova)
Se há algo que é e será comum a qualquer pessoa deste mundo, seja ela de que classe social, política e religiosa, essa coisa é a morte. Você deve estar indagando o porquê falar de algo tão difícil e inevitável. Pois é, a palavra certa é essa: INEVITÁVEL.
Vamos discorrer um pouco sobre isso. Há 7 anos atrás faleceu minha filha que tinha acabado de nascer, viveu conosco somente por 3 meses. Fiz seu sepultamento e lá também estava seu avô materno e o que mais ele queria era ver seus netos; não teve tempo. Quando algo assim acontece com a família dos outros, nós não somos tão tocados quando acontece com nossos familiares, e fiquei imaginando um monte de coisas, dentre elas que nós fomos criados do pó da terra e ao pó tornaremos. Nú viemos a este mundo e nú iremos dele, não poderemos carregar nada, levar nada, porque para onde se vai depois da morte nada disso tem valor.
Já ouvi histórias de pessoas ricas e famosas que foram enterradas com seus objetos mais preciosos. Um certo cantor pediu para ser enterrado com sua limusine, outro com sua bebida favorita, outro comprou um terno especial para ser usado em seu próprio funeral. Que coisa, não?
Há uma palavra muito apropriada para este momento, e está escrita em Hebreus 8:27 – Aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo. Há muitos outros trechos apropriados na Bíblia, mas particularmente gosto desse, pois fala de juízo após a morte, seremos julgados por Deus e nada, absolutamente nada do que tivemos em vida (bons advogados, dinheiro, posição social, etc.) fará qualquer diferença diante de Deus.
Só uma coisa fará A diferença: nossa fé, ou, a falta dela. Fé em quem ou em quê? Muitos vão morrer na certeza de que o que fizeram em vida lhes garantirá um lugar ao lado de Jesus (deram esmolas, ajudaram os pobres, boas obras sociais, não fumaram, não xingaram, não roubaram, etc.); outros vão morrer na certeza de que creram em algo que não viram, em algo que só é bem aventurado o que crê sem ter visto, creram na pessoas de um homem que foi crucificado e morto junto a ladrões e assassinos.
Sua fé está baseada em quê? Em suas obras e benfeitorias, ou em Jesus Cristo, o Filho de Deus? Vale a pena refletir e decidir enquanto há tempo, pois na hora da morte ninguém consegue decidir nada, já será tarde. Qual será sua decisão? Eu já fiz a minha, e você?
Em Cristo,
Autor: Pr. Norberto Carlos Marquardt