O Movimento Católico Carismático Examinado à Luz da Bíblia

Autor:  Joaquim de Andrade Pr.

I- Introdução Origem e História do Movimento

1 – Introdução
Seria correto dizer-se que o texto de Joel 2:28-29 (citado pôr Pedro em Atos 2:16-18) tenha, pôr extensão, atingido os Católicos Romanos?
Muitos entendem que sim, outros dizem que não.
Segundo dados da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Igreja assiste, a cada ano, à evasão de 600 mil fiéis, desestimulados com os rumos do catolicismo. O Movimento carismático foi apontado na própria assembléia geral da CNBB, em abril de 1990, como uma das formas de resistência e combate ao crescimento de movimentos evangélicos.
Os carismáticos estão hoje em mais de 130 países, inclusive no antigo bloco comunista. É incrível o crescimento em nosso país e se firma como arma católica contra os evangélicos..

II – História
Podemos dizer que o Papa Joäo XXIII foi o precursor da Renovação Carismática. O Concílio Vaticano II, foi o início desse movimento, manifestou-se a propósito desse movimento: O Espírito está se movendo em sua igreja hoje, especialmente desde o Concilio Vaticano II. Parece pôr acaso esperar-se maior freqüência dos dons espirituais operando na Igreja? Antes do Concílio, orávamos todos os dias: Renova tuas maravilhas em nossos dias, para que tenhamos um novo Pentecostes.’ Esperávamos que o concílio fosse um acontecimento ‘pentecostal’, um derramamento do Espírito Santo. E foi mesmo.’ Livro Católico Pentecostais (pág.232)
Ressaltam os católicos que o seu movimento carismático não deve ser confundido com o movimento carismáticos das igrejas evangélicas pentecostais: “… não devemos confundir o movimento pentecostal católico com o pentecostalismo denominacional.” (Pág. 196)

joaquimherege@uol.com.br

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados