O pescador

O pescador

Disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. (Lucas 5.12)
Já disse que não gosto de pescar. Mas reconheço que há lições importantes que devemos aprender com os pescadores. Estas lições devemos exercitar nas nossas vidas.
Pescar não é tão fácil quanto parece. Exige perícia das que se envolve nessa arte. Tenho amigos que são fascinados pela pesca. Eles preocupam-se em ter a linha certa, o molinete correcto, a vara adequada, iscas, tudo preparado. Se eu fosse pescar com eles não identificaria nada. Não saberia qual linha utilizar, nem mesmo preparar o molinete. Não tenho aptidão para a coisa.
O nosso texto é uma declaração de Jesus a Pedro. Jesus afirma que Pedro deixaria de pescar peixes para ser pescador de homens. Disse-lhe também que ele não temesse esse novo desafio. Esse texto é muito bonito. Devemos lê-lo sempre na sua íntegra para não fugirmos do seu contexto. Contudo, devemos pensar no significa do pescador de homens. Para nós que estamos no século XXI, o que é um pescador de homens?
Um pescador de homens é alguém que sai em busca das pessoas. é alguém que está mais preocupado com o ser do que com o ter. É alguém que ama mais as pessoas do que as coisas. Sai perseverantemente em busca do seu semelhante. Tem a consciência que deve ir com a mente limpa, sem preconceitos. É uma pessoa paciente, que mantém a esperança de vir a puxar a rede e ver pessoas aceitando o seu chamado e convite para seguir a Jesus.
Um pescador de homens é alguém que deseja relacionar-se com outras pessoas. Não fica trancado. Não foge do mundo e das outras pessoas. Enfrenta a realidade e sabe que envolver-se é correr o risco da traição. É doar-se sabendo que pode sofrer com isso. É correr o risco de ficar ferido sem ver o resultado de todo o seu esforço.
Um pescador de homens é alguém que está sempre disposto a começar novamente. Acabou o dia, e o resultado foi nulo. Não conseguiu lançar sua linha. Houve problemas relacionais. Não conseguiu vencer as barreiras que foram apresentadas. Está cansado e até mesmo desanimado, mas sabe que haverá uma nova oportunidade para tentar novamente.
Um pescador sabe que deve lançar a linha várias vezes. Dá trabalho, mas o resultado aparece. Tem que se ter persistência e paciência para continuar no dia seguinte o que não se conseguiu hoje.
Um bom pescador conhece as águas. Sabe se é o momento certo para lançar a linha ou não. Ele sabe quando é a mudança da lua. Aprende a olhar os detalhes. Sendo assim, nós precisamos conhecer as pessoas e esperar pelo momento certo para lançar a linha afim de pescá-las.
Não tenha medo. Vá ao encontro das pessoas. Seja um pescador de homens.
Vamos orar:
Pai, queremos te suplicar em nome de Jesus, não permite que venhamos a ter medo dos desafios que nos são apresentados. Que possamos ter a coragem de ser pescadores de homens. Que não tenhamos medo de nos envolver com as pessoas. Que possamos nos entregar a elas para que elas venham o teu amor através de nós.
Dá-nos coragem para que não desfaleçamos por causa das decepções. Ajuda-nos a aceitar esse desafio é o que suplicamos no nome de Jesus.
Amém

Autor: Marcos Amazonas dos Santos

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados