(Isaías 53.10) Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
1a. Sofrimento por consequência do pecado:
(Gênesis 3.16-19) E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.
“Adão e Eva”
(II Corintios 7.14) Porque, se em alguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado; mas como vos dissemos tudo com verdade, assim também o louvor que de vós fizemos a Tito se achou verdadeiro.
2a. Consequência de seus próprios atos:
(Gálatas 6.7) Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
(II Samuel 12.11) Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol.
“Davi”
3a. Por habitar em um mundo corrupto e pecaminoso:
(Romanos 12.2) E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
(I João 5.4) porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
“Fé que vence o mundo”
4a. Ataques do Diabo:
(João 10.10) O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
(Mateos 16.18) Então Jesus repreendeu ao demônio, o qual saiu de menino, que desde aquela hora ficou curado.
“Inferno não prevalece”
5a. Sofremos porque temos a mente de Cristo:
(Romanos 12.15) alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;
(Lucas 10.25) E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
“Bom samaritano”
6a. Sofrimento para crescimento:
(Romanos 5.3-4) E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;
“perseverança, experiência e esperança”
* José
7a. Para propagar seu reino e plano redentor
* Jesus
* Paulo
Aux. Vanderson Paiva