Autor: Joaquim de Andrade Pr.
“A Família” (uma comunidade de missionários cristãos independentes)
“Isso acontece nas melhores famílias!” – essa é a frase que se costuma ouvir quando algo desagradável acontece com pessoas ou grupos que estão acima de qualquer suspeita.
Foi o que aconteceu com a revista Vinde. Na seção Multimídia, do mês de julho, p. 59, recomendou-se a série de vídeos O sótão encantando, produzido pela Treasure Attic, como “uma boa opção de diversão – e, por extensão, de educação bíblica – para a garotada”.
O que Vinde lamentavelmente desconhecia é que essa série de vídeos foi produzida pela seita Meninos de Deus, que em 1978 mudou o nome para A Família do Amor. Hoje, identificam-se apenas como A Família.
A AGIR entrou em contato com a redação da revista, que lamentou profundamente o engano.
Vinde não foi a primeira, nem será a última vítima dessa Família. Temos achado seu material em diversas igrejas, bibliotecas de seminários e livrarias evangélicas. Assim, para ajudar a Igreja a não cair na ladainha desse grupo, alistamos a seguir algumas informações referentes à Família.
· Acredita ser a única igreja verdadeira, a restauração do Cristianismo primitivo, que havia se desviando da fé, corrompendo-se com doutrinas pagãs. Deus teria escolhido David Berg (1919-1995), o fundador, para restaurar a Igreja.
Era conhecido como Pai David ou Moisés David. Em 1968, envolveu-se numa relação adúltera com sua secretária. A partir daí passou a receber “revelações” do mundo espiritual. Uma dessas pregava a “Pescaria por flerte”, ou “pesca coquete” (o sexo como arma para evangelizar e angariar recursos financeiros para o grupo).
Berg apresentou Deus como um “cafetão” (intermediário de prostitutas), dizendo que assim como Deus entregou sua Igreja (a prostituta) ao mundo, também seus adeptos deveriam se relacionar sexualmente com as pessoas a fim de trazê-las para A Família. O próprio Jesus teria feito sexo com Marta e Maria (irmãs de Lázaro), Maria Madalena e outras.
· A Bíblia deve ser interpretada segundo as palavras de David Berg, encontradas nas Cartas de MO (abreviatura de Moisés). A Bíblia é a palavra de Deus de ontem.
As Cartas de MO são a palavra de Deus para hoje. Berg afirmava receber ajuda de um espírito búlgaro chamado Abrahim, seu “guia espiritual” do além.
· O Espírito Santo é representado como uma mulher linda e sensual, usando roupas transparentes, seminua e com asas de fada.
· Os que forem fiéis irão para o sétimo céu, a Cidade Espacial, a Nova Jerusalém. Sexo e alegria serão a recompensa.
· Para entrar no movimento, o adepto deve renunciar a tudo: família, igreja, escola, emprego etc. Deve sobreviver solicitando doações, vendendo publicações, fitas de vídeo, CDs, K7 etc., sendo as marcas Kiddy-Viddy e o Sótão Encantado as mais vendidas.
· Havendo consentimento mútuo, duas pessoas não casadas podem se relacionar sexualmente. Só há fornicação caso se faça sexo com os de fora. Caso um cônjuge decida manter relações sexuais com outra pessoa, havendo aprovação do parceiro, não se constitui em adultério.
· É possível a comunicação com os mortos. Berg chegou a afirmar que mantinha relações sexuais com um espírito africano.
Esta informações mostram o caráter anticristão desse movimento. Assim, caso encontre material desse grupo em igrejas, seminários, livrarias etc., alerte-os. Faça sua parte!
joaquimherege@uol.com.br