bet365亚洲官网 bet365官网

POVOS SEM A BÍBLIA

Povos. O mundo é dividido política e geograficamente, em países (ou nações). Mas dentro desses países vivem povos diferentes. No Brasil, por exemplo, existem mais de 250 povos indígenas distintos e, possivelmente, há necessidade da tradução da Bíblia em 167 desses povos. Cada povo tem sua cultura, própria entre seus integrantes, com coisas em comum, que pode ser um dos fatores a seguir ou uma combinação deles: língua, religião, etnia, alimentação, residência, profissão, classe ou casta social.

Povo Não Alcançado. É um grupo humano (povo) dentro do qual não existe uma comunidade forte de crentes ou com recurso suficiente para evangelizar seu próprio povo, e portanto, precisa de um esforço missionário de fora, normalmente transcultural. A maioria destes povos nunca ouviu o evangelho ou ainda não o compreendeu o suficiente para escolhê-lo ou rejeitá-lo (Jo 3.16-18). Segundo David B.Barrett, há 3.915 povos ainda não evangelizados (Our Globe and How to Reach It).

Línguas sem a tradução da Bíblia. Segundo Patrick Johnstone (Intercessão Mundial. Missão Horizontes, 2003.), dentre todos as línguas faladas no mundo, 383 têm a Bíblia completa, 987 têm o Novo Testamento e 891 delas possuem somente alguns trechos. Com trabalho de tradução em andamento são mais 672. Mas ainda restam pelo menos 4.218 línguas sem pelo menos um versículo da Palavra de Deus.

COMO ORAR PELOS POVOS SEM A BÍBLIA
www.wycliffe.org – prayer_usa@wycliffe.org

Ore para que eles ouçam. “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?” (Rm 10:14).

Ore para que eles acreditem. “Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram” (Hb 4:2).

Ore para que eles tenham a Bíblia na sua própria língua. “Essas ordens foram redigidas na língua e na escrita de cada província e de cada povo, e também na língua e na escrita dos judeus” (Et 8:9b).

Ore para que eles leiam ou para que alguém possa ler as Escrituras traduzidas na língua deles. Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo” (Ap 1:3).

Ore para que as igrejas locais usem as Sagradas Escrituras. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2Tm 3:16); “Mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe” (Rm 16:26).

Ore usando o nome da pessoa. Se não estiver seguro da pronunciação, faça o melhor possível ou ponha o cartão com o nome da pessoa diante de Deus. Ele saberá e compreenderá. “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu” (Is 43:1b). Deus dá atenção especial ao nome de cada pessoa.

Ore pelo povo. Os números nos recordam que cada indivíduo é importante. Cada um de nós é amado por Deus, quer que sejamos um no meio de muitos ou um no meio de poucos. “O SENHOR não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. 8 Mas foi porque o SENHOR os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados” (Dt 7:7,8a).

Ore pela povoado ou província. Cada pessoa vive debaixo de um governo político com condições sociais, e necessita de oração. “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; 2 pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade” (1Tm 2:1,2).

Ore pelo idioma. Eles têm necessidade de ter as Escrituras traduzidas na própria língua. Primeiro, ore por entendimento, e segundo, para que se comprometam a obedecê-la e a dá-la aos outros. “Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido. Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim” (1Co 14:10,11).

Ore para as missões. Que trabalharam ou que ainda trabalham entre estes povos. Ore também para que haja fruto espiritual, e que a base produzida pelo Espírito Santo seja guardada e edificada sobre as Escrituras traduzidas. “É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me” (Fl 1:15,18).

Ore com fé. Crer que Deus estabelecerá a Igreja entre todos os povos, usando as Escrituras para trazer o povo a Cristo. Para que cresçam em Cristo, preparados para o trabalho que ele planejou que fizessem desde o princípio. “sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16:18b). “Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Tm3:15-17).

Ore pelas pessoas antes mesmo delas serem evangelizadas. Orar para que Deus prepare os corações com uma fome para a verdade espiritual e para que os corações estejam abertos e prontos para receberem a Cristo Jesus como Salvador. “Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós” (At 17:27).

Ore para que obreiros sejam chamados e enviados para este ministério. “Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho” (At 16:10).

Ore para que desde o começo haja entendimento com o povo. Orar para que Deus destrua todo o medo e desconfiança entre os nacionais e para que Deus envie amizades que ponham as casas ao dispor, e também para que os ajude tanto na transição como na adaptação cultural e para serem aceites pelo povo. “Embora a minha doença lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo ou desdém; ao contrário, receberam-me como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus” (Gl 4:14).

Ore para que o sucesso do ministério, seja para a glória de Deus. “Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer” (Jo 17:4).

Autor: Reinaldo Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *