Pra não dizer que não falei das flores
aparecem as flores na terra; já chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. (Cantares 2.12)
Eu gosto das flores. Não importa qual o tipo, simplesmente gosto delas. Já ofereci muitas rosas. Vi muitas pessoas ficarem felizes por essa atitude. Lembro-me de um caso especial, pois era época do natal e eu havia comprado dois bouquet de rosas, um seria oferecido para minha mãe e o outro para uma namorada que eu tinha. Fui primeiramente à casa da namorada levar-lhe as rosas. Sua mãe que não gostava muito de mim ao ver as rosas abriu um sorriso enorme. Entreguei as rosas à namorada e corri até o carro e presenteei à mãe da namorada com o outro bouquet. Ela ficou extremamente feliz e daí em diante passei a ser querido por ela. Tive que comprar outro bouquet, mas valeu, pois conquistei a mãe da minha namorada e passei a ser bem-vindo naquela casa.
Quando olho para o pequeno texto de cantares aprendendo as seguintes lições:
As flores servem para mostrar que há mudanças acontecendo. O texto diz: “já chegou o tempo”, houve uma mudança. É interessante, pois todas as vezes que oferecemos flores, mudanças acontecem. Umas são oferecidas para expressar nosso desejo paz, queremos uma reconciliação. Outras vezes desejamos iniciar um relacionamento. Há também um facto triste, mas as flores servem também para mostrar a realidade da morte. Infelizmente, algumas belas flores ficaram conotadas com essa realidade. Contudo, o texto diz que as flores indicam que é tempo de mudança.
As flores indicam que é tempo de contentamento. Agora vamos estreitar o texto. As aves cantam, manifestam sua alegria por ver as flores no campo. As flores têm essa capacidade mágica de transformar a tristeza em alegria. É tempo de mudança, mas uma mudança para um projecto novo, mais bonito, abandonando a tristeza. Sinceramente, gosto de oferecer flores. Também gosto de oferecê-las para mim mesmo, dizendo que há motivo de alegria. Há coisas belas que devem ser apreciadas e reconhecidas.
As flores indicam que surgem dias melhores. O texto fala da chegada da primavera. É o fim do Inverno, das chuvas, da escuridão. Eis que brotam as flores, há uma mudança, algo extraordinário acontece. Algo que vem de fora para dentro. Não é actuação humana. É um presente de Deus a cada um de nós.
Há muita gente vivendo o Inverno na sua vida. Há muita gente vivendo dias frios e sombrios. Gente que pensa que está no fim e não há mais perspectiva de mudança. Isso acontece porque essas pessoas estão lutando com suas próprias forças. Não olham para fora, mas somente para dentro de si mesmas. É tempo de deixar Deus agir. É tempo de permitir que Ele na sua graça transforme o Inverno em Primavera.
Vamos orar:
Senhor querido, ajuda-nos a aprender a lição das flores. Ajuda-nos Senhor a entender que a vida não é feita só com o Inverno. Há flores e cantos também. Que possamos entender que o melhor está por vir.
Pai bendito, que possamos cantar e exaltar porque Tu transformaste a tristeza em alegria. Que possamos manifestar em nossas vidas um coração agradecido pelo que Tu fizeste. Esta é a nossa oração em nome de Jesus.
Amém
Autor: Marcos Amazonas dos Santos