Professores de religião atribuem conteúdo “satânico” à música “Asereje”/”Ragatanga”

20:47 21/10/02

Agência EFE

A letra da bem-sucedida música “Asereje”, do trio de espanholas Las Ketchup (cuja versão em português rebatizada de “Ragatanga” foi gravada pelo grupo Rouge), tem supostamente conteúdo “satânico”, de acordo com professores de religião de colégios do norte de Honduras.

Comente no Blig do US

Em algumas escolas religiosas de San Pedro Sula, no norte de Honduras, os alunos foram proibidos de ouvir a música, garantiu o jornal “Tiempo” que ouviu hoje, segunda-feira, declarações de vários estudantes.

Cristina Vázquez, executiva da Sony Music (que distribui a música), comentou hoje que “é de rir” a versão sobre o conteúdo “satânico”, que, segundo ela, foi lançada por pessoas “que não tem nada para fazer”.

O jornal assegura que a versão se alastrou por Honduras através de mensagens por e-mail procedentes do México.

Algumas interpretações moderadas nessas mensagens afirmam que o nome da canção, “Asereje”, equivale a um convite “a ser herege”, que “Diego” é o diabo e que a frase “Diego tiene chulería” significa “Lucifer era um anjo belo”.

A encarregada do Departamento Espiritual do Instituto Maria Auxiliadora de San Pedro Sula, irmã Marta Fuentes, disse que, em vez de proibir que ouçam a música, foi aconselhado às alunas que a estudem para conhecer seu verdadeiro conteúdo.

“Disse a elas que tenham consciência crítica e que por si sós descubram o que vale a pena escutar e que canções devem ser descartadas”, explicou Fuentes.

O assistente de Vida Espiritual do Instituto Departamental Evangélico, Rolando Sánchez, disse que, se a canção não tem significado aparente, “é porque oculta algo. O melhor é não ouvir músicas de conteúdo e interpretação duvidosos”.

“Asereje”, do ritmo conhecido como “ragatanga” e com um refrão literalmente incompreensível, tornou-se sucesso internacional instantâneo desde seu lançamento na Espanha em meados deste ano.

>>Leia mais sobre o trio Las Ketchup (ouça a música e veja o clipe)
http://ultimosegundo.ig.com.br/useg/cultura/artigo/0,,959106,00.html

Autor: ÚltimoSegundo

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados