Eclesiastes 5:1 – Guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal.
Consistiam talvez, além de “orações” de incrédulos (o crente somente pode orar!), em fazer longas orações, pois no v.2 lemos: “portanto, sejam poucas as vossas palavras”. Em todo o caso, Deus não se agrada de um culto tributado somente com os lábios, mas exige o coração crente, devoto e humilde. E mais, devemos “chegar-nos para ouvir”, pois a Palavra de Deus é alimento para a alma (Bíblia Vida Nova).
Houve um tempo em que as pessoas iam à igreja somente para “assistir” a missa ou ao culto. Houve? Creio que ainda hoje, em pleno século, 21 há pessoas que tem essa prática. Como pastor, estou cansado de ver pessoas nas igrejas “assistirem” aos louvores, às mensagens fervorosas, às orações (nesse caso ficam mudas), não esboçam qualquer reação diante das coisas gloriosas que acontecem em nossas igrejas. Coisas gloriosas? Aqui também não posso criticar somente aos “assistentes passivos”, mas aos dirigentes que teimam em celebrar cultos sem vibração, sem qualquer preparação, tanto em oração quanto em estudo sistemático daquilo que vai falar.
Em meus estudos Apologéticos (Como Defender a Fé), ao ler sobre como os Hare Krishnas cultuam, fiquei assustado e envergonhado. Eles passam horas em pé recitando seus mantras (seqüências de sons em forma de palavras que, repetidas várias vezes, aproximam o devoto da divindade). Enquanto em nossas igrejas, temos que implorar a algumas pessoas que fiquem em pé para adorar a Deus e cantar louvores de gratidão a Ele.
Leiam o que está na Bíblia: João 4:23 – Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 – Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Não estamos mais com tempo para desperdiçar “assistindo” missas e cultos. Ou vamos lá com um propósito definido que é adorar a Deus, e só a Ele, mais ninguém, ou nem devemos sair de casa. Vamos repetir o texto lá de cima: Eclesiastes 5:1 – Guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal. Ao ir ao templo, vá para ouvir a Deus e sair de lá com a certeza que vai praticar aquilo que ouviu, senão será sacrifícios de tolos.
Paz amados!
Autor: Pr. Norberto C. Marquardt