Autor: Joaquim de Andrade Pr.
As doutrinas da “Segurança do Crente”, a “Segurança da Salvação” e a “Perseverança dos Santos” (às vezes chamada igualmente de “Segurança Eterna”) são bastante similares.
A doutrina da “Segurança do Crente”, é quase, senão perfeitamente, sinônimo com a da “Perseverança dos Santos” e afirma que uma vez que alguém recebe o dom da salvação, ele não pode cair da salvação, isto é, ele não poderá perder a salvação.
A doutrina da “certeza da salvação” aparece em duas formas. Estudiosos da tradição Reformada (e geralmente aqueles da tradição Católica Agostiniana) interpretam-na significando uma segurança da final e completa salvação do crente.
A tradição Wesleyana e muitos Arminianos, interpretam que o crente pode ter a certeza da presente salvação, mas, porque estas tradições negam “segurança” ou “perseverança”, negam que o crente pode ter segurança de sua salvação final.
Segurança ou certeza final foi um dos ensinos de Lutero e Calvino, e tem sido aceita pelo Protestantismo, geralmente nos mesmos círculos que ensinam a perseverança dos santos. A presente, mas não final, segurança, tem sido ensinada geralmente nos círculos Wesleyanos e Arminianos.
A doutrina que afirma que o crente pode perder sua salvação reivindica ser sustentada pelos seguintes textos e outros: Ez 18:24-26; 33:13; Mt. 24:13; Mc. 13:13; I Tm 4:16; Tg 5:11-20; Hb 3:13-14; 10:36; Ap 2:10; 3:5; 3:10-11; 3:15-16; I Pe. 1:3-5; Hb 6:4-6: 10:26-29; I Jo 5:16; Fp 2:12; Cl 1:23.
Passagens que defendem a doutrina da segurança do crente incluem os seguintes versículos: Jo 10:27-29; 3:16; Rm 8:1; 9-11; 28,29-3l; 32-33; 35-39; 11: 29; Gl 3:1; Ef 2:8-10; Fp 1:6 (cf. Jo 6:29); Hb 10:39; I Pe1:3-11; I Jo 4:4: 5:11-13; Sl 37:28; 40:11; 121; Ef 1:3-6; I Jo 3:2; Rm 1:16-17; I Co 5:4-5; Zc 4:6.
No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar como:
Um grande navio viajando para o céu.
Deus escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau.
Cristo é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em Cristo.
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