Solidariedade
Um dia, quando ele estava ensinando, achavam-se ali sentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galileia e da Judeia, e de Jerusalém; e o poder do Senhor estava com ele para curar. E eis que uns homens, trazendo num leito um paralítico, procuravam introduzi-lo e pô-lo diante dele. Mas, não achando por onde o pudessem introduzir por causa da multidão, subiram ao eirado e, por entre as telhas, o baixaram com o leito, para o meio de todos, diante de Jesus. E vendo-lhes a fé, disse ele: Homem, são-te perdoados os teus pecados. (Lucas 5.17-20)
É muito comum em nossos dias ver pessoas fazendo espectáculos afirmando que é uma atitude de solidariedade com esse ou com aquela causa. Há muita gente ganhando dinheiro em nome da solidariedade. Solidariedade pode ser definida da seguinte maneira: “designativo de pessoas que, de certo modo e dentro de alguns limites, respondem umas pelas outras; que se sente do mesmo modo; que dá apoio ou auxílio a.” Esta é a definição de solidariedade.
Na vida tenho sentido a solidariedade de muitas pessoas. Em momentos complicados, tenho recebido auxílio de pessoas que demonstram um amor profundo. Agradeço a Deus pela vida dessas pessoas.
O nosso texto fala de solidariedade. Mostra de modo prático o que faz a solidariedade e o resultado dela.
Vamos olhar para o nosso texto e ver o que aprendemos com ele. Vejamos o que ele nos diz sobre solidariedade. Vejamos o que fazem estes quatro amigos.
Solidariedade é dividir a carga. O texto mostra o amor de amor amigos que não aceitam que um amigo fique sofrendo no leito. Os quatro dividem o peso e segue determinados até Jesus. Eles não só sentem do mesmo modo, apoiam e vão em busca de uma solução. Sabe, é bom ter amigos assim. É bom ser um amigo assim. Fale para um amigo o quanto ele é importante.
Outra coisa interessante é que a solidariedade nos faz vencer as dificuldades. Além de dividir a carga, a solidariedade nos faz vencer as dificuldades. Quatro amigos, não desistiram porque não podia chegar ao pé de Jesus. Não desistiram porque a casa estava cheia e havia uma multidão impedindo a passagem. Eles pensaram e decidiram subir ao telhado. Por serem quatro não tiveram problemas de puxar o amigo e fazer com que ele fosse baixado diante de Jesus. Eles venceram as barreiras. Temos vencido as barreiras que nos são impostas? Contamos com o apoio dos nossos amigos? Estamos rompendo as barreiras pelos nossos amigos?
A última lição que a solidariedade nos dá é que ela faz com que haja a restauração plena. O texto diz que Jesus viu a fé dos homens. É verdade, nossas atitudes podem salvar vidas. Nossa fé, e o desejo de lutar contra a situação podem conduzir as pessoas até Jesus. Uma palavra pode ser o que os outros necessitam de nós. Um gesto pode restaurar uma vida. Estamos agindo assim para restaurar vidas.
Que possamos correr o risco com fé para através da nossa solidariedade ver pessoas sendo salvas.
Vamos orar:
Senhor nosso Deus, que possamos ser solidários. Que tenhamos a coragem de dividir a carga e carregar aqueles que não conseguem mais andar. Que não fiquemos parados diante das dificuldades. Que Tu nos inspires soluções e que a nossa fé seja vista para que pessoas sejam restauradas e perdoadas.
É a nossa oração em nome de Jesus.
Autor: Marcos Amazonas dos Santos