Uma nova oportunidade

Uma nova oportunidade

Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniquidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Mostrarás a Jacob a fidelidade, e a Abraão a benignidade, conforme juraste a nossos pais desde os dias antigos. (Miquéias 7.18-20)
Perdão é uma coisa extremamente complicada. Quem nunca teve que oferecê-lo não sabe o quão difícil é o acto de perdoar. Costumo dizer que o perdão é um acto de misericórdia para o agressor e um acto de injustiça para o agredido que abre mão de tudo e deixa livre o agressor.
Quando alguém nos fere, ficamos magoados e esperamos o momento certo para actuar. Nos custa muito perdoar e dar uma segunda chance a quem nos ofende. Contudo, devemos estar dispostos a lutar contra nós próprios para oferecer uma nova oportunidade ao outro. Lembro de uma pessoa que foi traída, ficou de rastro, mas deu a volta por cima. Perdoou quem lhe traiu e vive uma vida maravilhosa. Não foi fácil, mas concretizou-se.
Se nós seres humanos, mesmo com muita dificuldade conseguimos perdoar, quanto mais Deus criador dos céus e da terra. Ele está disposto a nos conceder uma nova oportunidade. Deus deseja que estejamos ao seu lado.
O texto mostra algumas atitudes bem interessantes. Apresenta-nos um Deus que tem prazer em perdoar. Deus não é um Deus carrasco. Ele é justo, mas está pronto a perdoar-nos se nos chegarmos a ele e confessarmos o nosso erro e clamarmos pelo seu perdão.
Aprendemos que Deus não é um Deus iracundo. Deus não vive zangado com o mundo. Ele não tolera o pecado, mas ama o pecador. Deus é bom e deseja manifestar a sua bondade para nós. Ele tem prazer em ser bondoso e generoso.
Há uma outra coisa interessante neste texto. Deus se compadece de nós. Ele sofre ao nos ver cometendo tantos erros e nos metendo em tantos caminhos que o desagradam. Mesmo quando fugimos dele. Mesmo quando o ofendemos, Ele deseja mostrar sua compaixão para nós. Deus é um Deus de compaixão. Ele deseja nos conceder uma nova oportunidade para que possamos estar desfrutando da sua companhia e presença.
Deus nos concede uma nova oportunidade por causa da sua fidelidade e bondade. Ele nos concede uma oportunidade de começar de novo. Ele nos perdoou. O modo como nos perdoou foi doloroso e cruel. O perdão não é fácil.
A lição que fica para nós é que do mesmo modo que nos foi concedida uma nova oportunidade, devemos dar uma nova oportunidade aos demais. Devemos estar dispostos a perdoar, mesmo que essa atitude custe e venha a doer muito em nós.
Quem alcançou bondade deve mostrar bondade.
Vamos orar:
Senhor queremos te suplicar que nos ajude a ter uma visão correcta de quem Tu és. Uma visão correcta para que possamos entender os teus caminhos e propósitos.
Queremos agradecer pela nova oportunidade que nos foi concedida. Agradecemos pelo perdão dos nossos pecados e pedimos que Tu nos capacite a ter a mesma atitude para com quem nos ofende.
Senhor, nós alcançamos a tua bondade. Ajuda-nos a ser bondosos com o nosso semelhante é o que pedimos em nome de Jesus.
Amém

Autor: Marcos Amazonas dos Santos

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados